Pais, alunos e professores puderam conhecer na última sexta-feira, 19/12, em cerimônia realizada na quadra da Escola Professor Mello Teixeira, o projeto "Música na Escola" que será implantado pela Prefeitura nas escolas da rede municipal de ensino no primeiro semestre de 2015, com objetivo de despertar o gosto das crianças pela música.

Durante a cerimônia o instrumentista e coordenador do projeto, Roberto Bittar juntamente com a equipe de professores das escolas municipais que ele capacitou durante dois meses para difundir o projeto na escola, apresentaram ao público por meio de músicas os equipamentos que vão fazer parte da rotina escolar das crianças.

Para a secretária de Educação, Daniela Alves, o projeto além garantir que a lei que regulamenta às praticas musicais na escola seja cumprida, possibilitará que as crianças aprendam se divertindo e desenvolvendo a coordenação motora, a memória entre outros. "Acredito que este projeto vai melhorar a qualidade do ensino", afirmou.

O projeto de musicalização será integrado nas escolas de acordo com o processo pedagógico de cada instituição podendo ser aplicado por qualquer professor. Para Bittar, o projeto ajudará a envolver as crianças no mundo da música. "O projeto realizado aqui em Lagoa Santa mostra para todo o país que é possível apresentar nossas crianças a música sem gastar milhões em instrumentos que não serão utilizados", afirmou.

Para realizar o projeto a Secretaria de Educação adquiriu equipamentos multimídia de alta qualidade e de fácil manuseio como guitarras e teclados musicais. Apesar do projeto ainda não ter sido implantado nas escolas alguns alunos já puderam conhecer os equipamentos e até se apresentaram na inauguração da agência do INSS de Lagoa Santa, tocando o hino Nacional e outras músicas.

De acordo a professora, Michelle Santos, que participou da capacitação o projeto é multidisciplinar vai contribuir para o desenvolvimento das crianças. "Essa é uma ótima oportunidade de trabalhar a atenção, a percepção e a sensibilidade dos alunos", disse.