Encerramento do III Encontro de Educadores aconteceu na última terça-feira, 03/02. O Encontro que marca o início do ano letivo este ano trabalhou sobre a perspectiva da "Educação do Amanhã: Aliar desafios as visões e práticas inovadoras". Foram dois dias de evento, 11 palestras e 7 oficinas pedagógicas.


As palestras ministradas por especialistas conhecidos nacionalmente e internacionalmente desafiaram os profissionais de educação a pensar nos problemas encontrados dentro das escolas e como eles podem ser solucionados. O respeito às diferenças, a maneira mais eficiente de alcançar os diferentes tipos de alunos, o papel educacional e social do professor e a escola inclusiva foram alguns dos assuntos que movimentaram o Encontro.


O professor e psicólogo, Dirceu Moreira, abriu o primeiro dia de palestras sendo enfático ao destacar que "a educação está passando por um período de transição" e completou "espero que os profissionais façam uma analogia para que todos os conteúdos ministrados nas palestras façam sentido para vocês e não sejam apenas retalhos do conhecimento".


O choque de realidade e histórias de superação marcou o evento promovido pela Semed, que abordou a importância da inclusão de pessoas com deficiência nas escolas de ensino regular. Para o palestrante, Dr. Jaime Luiz Zorzi, "o professor tem que estar preparado para ensinar nas maiores diversidades".


As oficinas de Cotidiano docente do EJA, Livro brinquedo, Artes para bebês e Avaliação na educação inclusa, também envolveu os professores em novas práticas educacionais a serem desenvolvidas com crianças e adultos dentro das salas de aulas.


O Encontro prestigiado por centenas de educadores foi para a professora da rede municipal, Letícia Silva, extremamente importante. "Nesse momento deixamos de ser professores e passamos a ser alunos empenhados a aprender e discutir a realidade vivenciada nas escolas", afirmou.


De acordo com a secretária de Educação, Daniela Alves, os temas desenvolvidos nos dois dias representam a realidade e os desafios que os educadores vivenciam na escola. "Considero vocês verdadeiros heróis e estamos lutando para conseguir o melhor para vocês".


Além das palestras e oficinas os educadores também puderam conhecer o projeto Música na Escola que será implantado nas escolas da rede municipal ensino em 2015.

 

Confira as fotos: