O prefeito de Lagoa Santa, Dr. Fernando, participou da cerimônia de entrega do prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, nesta terça-feira (5), às 19h, no auditório da Escola Naval do Rio de Janeiro. A vencedora da edição de 2015 é a coordenadora do Núcleo de Alfabetização e Letramento de Lagoa Santa, Magda Becker Soares.

O prefeito Dr. Fernando destacou que a honraria é a mais importante iniciativa para reconhecer o trabalho de profissionais da área de ciência e tecnologia. "É um orgulho termos como colaboradora uma profissional reconhecida com a mais alta honraria do Pais e que vem fazendo um primoroso trabalho no sistema de ensino da nossa cidade", ressaltou o prefeito, informando que neste ano, o prêmio tem como tema "Ciências sociais, humanas, letras e artes".

Promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), em parceria com a Fundação Conrado Wessel e a Marinha do Brasil, o evento foi presidido pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo.

Graduada em letras neolatinas, Magda é professora, pesquisadora, doutora em didática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e da International Literacy Association. Titular emérita da UFMG e uma das principais difusoras dos debates sobre alfabetização e letramento do País, ela esteve envolvida na criação e na gestão de políticas públicas de investimento em educação, como o Programa Nacional Biblioteca da Escola e o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, da Faculdade de Educação da UFMG.

A cerimônia contou com a participação do ministro da Educação, Renato Janine; do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; do presidente do CNPq, Hernán Chaimovich e diversas autoridades.