A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) tem investido na melhoria da merenda escolar oferecida nas unidades de ensino da cidade e, desde o início do ano letivo, uma equipe de nutricionistas da Educação trabalha na elaboração de um cardápio variado e saudável que proporciona aos alunos da rede municipal a ingestão de alimentos ricos em vitaminas e minerais.

O trabalho, que está sendo desenvolvido para todas as escolas do município, tem como objetivo aumentar a variedade do cardápio da merenda e deixá-la mais atrativa para os alunos. Através de uma rigorosa análise nutricional dos alimentos, a dieta elaborada pelas nutricionistas da SEMED beneficia a ingestão de alimentos que, além de suprir as necessidades diárias dos alunos, contribui para o seu crescimento.

Segundo a nutricionista Joane Camargos, antes de um novo alimento ser inserido na merenda escolar é elaborada uma pesquisa para que se tenha a certeza de sua eficácia. “Além do estudo sobre as qualidades e propriedades dos novos alimentos, também são realizados os testes para verificar a aceitabilidade por parte dos alunos. Tudo dando certo, o alimento é incorporado ao cardápio escolar”, disse.

De acordo com a Semed são servidas aproximadamente 20 mil refeições diárias nas escolas do município e os novos alimentos implantados no cardápio em 2015 obtiveram um índice de 88% de aprovação por parte dos alunos. Entre os alimentos estão: batata sautée, creme de milho, quiabo e carne suína.

Uma alimentação saudável favorece a permanência do aluno na escola, melhora o desenvolvimento do estudante em sala de aula e promove a formação de bons hábitos alimentares.