Está em vigor a

, que proíbe o uso de sacolas plásticas no comércio de Lagoa Santa. Com isso, moradores e comerciantes devem substituir suas embalagens por sacolas biodegradáveis, caixas de papelão ou outro material que não agrida o meio ambiente. Durante o período de adaptação, fiscais da Prefeitura vão monitorar todos os estabelecimentos do município.

As ações de fiscalização visam coibir e verificar a adequação da nova regra. Todos que forem flagrados burlando a lei serão penalizados. Os infratores serão notificados e poderão, inclusive, ter os alvarás de localização e funcionamento cassados.

Pelo fato de ser um material de difícil decomposição, o plástico causa diversos danos ao meio ambiente. O consumo exacerbado de sacolas plásticas virou um tema polêmico e muito discutido em todo o mundo. De acordo com estudos realizados, mais de 12 bilhões de sacos plásticos circulam pelo Brasil, cada um deles leva centenas de anos para “decompor” do ambiente.

Dar um fim às sacolas plásticas virou uma preocupação mundial. Os custos para sua reciclagem superam os custos da produção. Se forem queimadas liberam dioxina, que provoca câncer e outras enfermidades. Além do que, polui o solo, diminui o tempo de vida útil dos aterros e causa danos fatais às espécies marinhas, que as confundem com presas de sua cadeia alimentar.

A grande questão do assunto Sacolas Plásticas é, o que fazer então? Para os cidadãos e também para o comércio já existem estratégias inteligentes e ecologicamente corretas. A mais usada tem sido a adoção das Eco Bags (sacolas retornáveis), amplamente utilizadas nos países europeus, e há um bom tempo estão sendo adotadas por um número cada vez maior de pessoas aqui no Brasil.

A busca por novas possibilidades para o transporte de mercadorias e o incentivo às novas e boas ideias é fundamental para que todos possam desfrutar de um ambiente saudável, agradável e com qualidade de vida.

Polyanna Lima
Ascom - Prefeitura Municipal de Lagoa Santa