A Prefeitura de Lagoa Santa tem dado exemplos para a preservação do meio ambiente, ao apoiar projetos ligados à proteção da natureza. Na última quarta-feira (27/07), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente lançou na cidade o Programa Eco Óleo, que consiste no recolhimento do óleo de cozinha usado e seu correto descarte.

Foram instalados três pontos de recolhimento do óleo usado no Supermercado Ponto Certo, (na Praça JK), outro na Padaria Sabor Real, (no Campinho), e um terceiro no Supermercado Zeca, (na Vila Maria). O usuário deve levar o produto num recipiente e depois despejá-lo adequadamente no coletor.

Depois de transportado para a empresa responsável pela coleta, a Recóleo, ele será decantado e passará por um processo de filtragem. Após tratamento prévio, o óleo é encaminhado para a produção de ração animal e biodiesel, entrando novamente na cadeia produtiva sem deixar resíduos no ambiente.

A Secretaria de Meio Ambiente alerta que o engajamento da população, fazendo o trabalho de coleta é fundamental para o sucesso da iniciativa.

Danos ambientais
Cada litro de óleo jogado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água. O óleo é mais leve que a água, ficando na superfície criando uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática e contribuindo também para a ocorrência de enchentes.

Além disso, essa contaminação gera graves problemas de higiene e mau cheiro, atraindo baratas e ratos e ainda prejudica o funcionamento das estações de tratamento de esgoto. O acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta.

Para retirar esse material e desentupir os encanamentos são empregados produtos químicos tóxicos, o que acaba criando uma cadeia perniciosa e que ainda aumenta consideravelmente os custos dos Serviços de Água e Esgoto da cidade.

Mais informações:
Secretaria Municipal de Meio Ambiente