O evento ocorrido na última sexta-feira, (30/09), no Fórum de Lagoa Santa, foi uma realização conjunta da OAB e da Prefeitura Municipal, teve como objetivo principal debater questões ligadas ao tratamento dos assuntos ambientais pelo judiciário.

O publico foi bem diverso e refletiu o caráter democrático da iniciativa, pessoas de diversos setores da sociedade participaram. Os temas das palestras giraram em torno de questões ligadas ao município de Lagoa Santa, que vem passando por um processo de crescimento populacional que pode demandar muita atuação do judiciário nos assuntos da área ambiental.

O Presidente da OAB sub-seção Lagoa Santa, Admilson Antonio de Moura, falou sobre a relevância do tema discutido. “São de enorme importância estas informações sobre o direito ambiental não só para a comunidade local, mas também para toda a população do estado e do país”, explicou.

Mário Werneck, Presidente da Comissão de Direito Ambiental OAB/MG, que ministrou a palestra sobre crescimento populacional e enfatizou que o município deve intensificar a discussão sobre o assunto, “Numa cidade que está crescendo como Lagoa Santa é preciso repensar sobre o modelo de desenvolvimento econômico”, afirmou Mário ao explicar que apesar do aumento de recursos trazidos pelo avanço populacional e financeiro da cidade, as questões ambientais não podem ser negligenciadas.

Também compareceram ao Ciclo de Palestras representantes da aeronáutica, do terceiro setor e empresários, o evento foi aberto a toda comunidade e teve inscrição gratuita. Os títulos das palestras foram “A autorização do ICMBio para o licenciamento de atividades que impactam as unidades de conservação”, “Elaboração de Termo de Ajustamento de Conduta e reparação do dano ambiental” e “Crescimento populacional mundial e seus impactos ambientais”.

Ascom – Prefeitura Municipal de Lagoa Santa