Aconteceu no dia 23 de março a abertura oficial dos Jogos Estudantis de Lagoa Santa 2012. A solenidade foi realizada no Ginásio Poliesportivo Sírio David de Abreu e contou com a presença das delegações participantes.

O prefeito municipal, Rogério Avelar, esteve presente acompanhado do Vice-prefeito e Secretário Municipal de Esportes, Leônidas Vieira, da Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação,Vanessa Borges, e do Assessor Técnico da Secretaria Municipal de Esportes, Vinícius Salomon.

Os jogos estudantis tem como objetivo principal promover a integração entre as escolas participantes, alunos e profissionais envolvidos, além de desenvolver o gosto pela prática esportiva entre os jovens e estimular o sentimento de competição de forma saudável e responsável. A competição possibilita ainda o desenvolvimento e a descoberta de jovens talentos em Lagoa Santa.

Os jogos terão duração até o dia 04 de abril. Este ano, serão dez escolas municipais, estaduais e particulares disputando as modalidades de handbol, voleibol, basquete e futsal. As partidas acontecerão sempre no Ginásio Poliesportivo.

Os jogos estudantis são de grande importância para o município, pois almejam qualificação para os jogos estaduais. Além disso, os jogos visam a prática esportiva, fundamental para a melhoria de vida, contribuem para melhor aprendizado, disciplina, convício social e prática da cidadania pelos jovens.

Escolas Participantes:
- Municipais: Escola Municipal Coronel Pedro Vieira de Freitas, Escola Municipal de Lapinha, Escola Municipal Doutor Lund e Escola Municipal Professor Mello Teixeira.
- Estaduais: Escola Estadual Cecília Dolabela Portela Azeredo, Escola Estadual Nilo Maurício Trindade Figueiredo e Escola Estadual Padre Menezes.
- Particulares: Colégio M2, Maxxi Educacional e Colégio Palomar.