A Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, tem colocado em prática, neste ano de 2012, o desenvolvimento de um Projeto de Educação Patrimonial que tem como principal objetivo despertar a comunidade escolar para a importância da cidade de Lagoa Santa no contexto da arqueologia pré-histórica, através do projeto “Viagem pela pré-história” . O projeto pretende estimular a curiosidade acerca da pré-história da região, fomentando a importância da preservação como forma de garantir a manutenção da identidade da cidade, além de desenvolver nos estudantes noções sobre cultura e patrimônio.

Até o presente momento, já foram realizadas palestras sobre o patrimônio cultural de Lagoa Santa em várias escolas do município, voltadas para turmas de quarto e quinto ano do ensino fundamental. As escolas receberam também a cartilha ilustrada do Projeto “ Irmandades do Rosário, entre Bandeiras, Memórias e Tambores”, desenvolvido no ano de 2011 pela Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. De maneira lúdica, a cartilha mostra as principais manifestações populares do distrito da Lapinha, assim como as principais descobertas que fazem da região de Lagoa Santa o berço da arqueologia nas Américas, passando também pelas histórias envolvendo os primeiros povoadores recentes da região.
O projeto, que busca oferecer apoio a todas as escolas do município, terá sua culminância no mês de setembro, através da participação do município na “ 4ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural”, que tem como objetivo sensibilizar a comunidade para o reconhecimento e valorização de seu patrimônio cultural. Assim, os trabalhos desenvolvidos pelas escolas durante o primeiro semestre serão expostos em local a ser definido, nos moldes do que já foi feito em 2011, com o tema “ Quando a minha história conta a história de todos”.