A Prefeitura de Lagoa Santa, por meio do Centro de Arqueologia Annette Laming Emperaire, promove de quarta-feira (25/09) a sábado (28/09), a 7ª Primavera dos Museus, que este ano tem por tema “Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira. O programa do evento inclui exposições, visitações, oficinas e palestras, todas realizadas na sede da entidade à Avenida Acadêmico Nilo Figueiredo, 62, Centro.

O objetivo da 7ª Primavera dos Museus é favorecer “a percepção das contribuições da África, dos africanos escravizados e dos afro-descendentes para a formação do Brasil e da brasilidade”, segundo material promocional do evento. “Ao pensar museus, memória e cultura, questiona-se a ampliação dos olhares das atitudes para a eliminação dos preconceitos e das discriminações raciais; a geração do conhecimento para a eliminação do desconhecido; a contribuição da preservação da memória para musealização da cultura afro, seja ela material ou imaterial.”, continua o documento.

“O saldo das edições anteriores da Primavera tem sido positivo, pois conseguimos envolver a comunidade escolar, nosso foco. Mas, dependendo do tema, conseguimos também o interesse de outros segmentos”, explica a arqueóloga Rosângela Albano, diretora do Centro de Arqueologia Annette Laming Emperaire. Segundo ela, no ano passado, foi feito um trabalho de inclusão social e um vídeo de animação.


Programação
A 7ª Primavera dos Museus será aberta com a Exposição “A África encontra o Brasil: uma história muito antiga”, na quarta-feira, dia 25, às 9h30. Neste dia, começam as visitas monitoradas e as visitas pedagógicas agendadas, que vão até o final do evento, no sábado, 28.

No dia 27, a atração é a Oficina de Memória, destinada ao público da terceira idade. Ainda neste dia, às 19h, haverá a palestra Quilombolas em Minas Gerais, a cargo do professor doutor Carlos Magno Guimarães, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), da Universidade Federal de Minas Gerais. De 20h30 e 22h, haverá a Oficina de Sabores: A Gastronomia Afro-Brasileira.

Quem quiser obter mais informações sobre o evento pode fazê-lo pelo telefone 3681-8755, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.