Uma sessão especial de cinema para a exibição do filme “O Homem de Lagoa Santa” na terça-feira (17/12), às 20h, no auditório anexo à Escola Municipal Dr. Lund (Praça Dr. Lund, 33, Centro) dá início às comemorações oficiais do 75º aniversário de emancipação política de Lagoa Santa organizadas pela Prefeitura Municipal. A sessão é também comemorativa aos 30 anos de fundação do Centro de Arqueologia Anette Laming Emperaire (Caale), mantido pela administração municipal.

O filme
Dirigido e roteirizado por Renato Menezes e produzido pelo Grupo Novo de Cinema e TV, Lúcia Fares e Tarcísio Vidigal, “O Homem de Lagoa Santa” conta em 72 minutos a trajetória do cientista dinamarquês Peter Lund (1801-1880) rumo à pré-história da América do Sul.

Misto de obra ficcional e documentário, o filme gira em torno de uma expedição botânica que Lund realizou ao interior do país em 1833 e seu encontro repentino com o também dinamarquês Peter Clausen e o norueguês Brandt, portando uma pequena amostra de ossos fósseis encontrados em rochas calcárias. Sabedor que o estudo de ossos fósseis encontrados na América do Sul não tinha sido feito até o momento, o cientista toma Brandt como secretário e se instala em um povoado cercado de grutas e lendas de águas curativas, Lagoa Santa.

O diretor
“O Homem de Lagoa Santa” é o primeiro longa-metragem roteirizado e dirigido pelo fotógrafo Renato Menezes, admirador confesso do trabalho de Peter Lund. Na década de 70, trabalhou na fotografia de um documentário sobre o dinamarquês dirigido por José Sette. Segundo entrevista do diretor ao jornal Estado de Minas, o filme tem um orçamento de R$ 450 mil, conta com incentivo da Lei do Audiovisual e deve estrear comercialmente no ano que vem.

Produção
O filme tem no elenco os atores Chico Aníbal, Luiz Hippert, Carl Shumacher, Célio Scarpa, Neuza Rocha, Rafael Neumayr, Charles Fagundes, Gercino Alves, entre outros. O filme contou com a assessoria técnico científica de Rosângela Albano, diretora do Caale, e do professor Castor Castelle.

A produção tem texto de Silviano Santiago, narração dos atores Marcos Caruso e Otávio Augusto, música do maestro Guilherme Vaz, fotografia de Luiz Abramo e direção de arte de Sérgio Silveira. A montagem é de Marta Luz, a edição de som de Damião Barros, a identidade visual de Jair de Souza e a produção de Daniela Arantes.