A cidade de Lagoa Santa completou nessa terça-feira, (17/12), 75 anos de emancipação política. Em celebração à data, o prefeito Dr. Fernando Pereira, participou de dois eventos que marcaram o início das comemorações na cidade. O primeiro deles, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde, onde o padre Sebastião Acácio Rodrigues, pároco da igreja dedicada à padroeira da cidade, celebrou uma missa em ação de graças.

“Agradeço a Deus por ter me iluminado nessa jornada. Creio em Deus que estou buscando fazer o melhor para cidade”, declarou o Dr. Fernando Pereira aos fiéis presentes.

“A política é a arte de fazer o bem comum” lembrou o padre Sebastião, repetindo as palavras ditas a ele, em certa ocasião, por Dom Serafim Fernandes de Araújo, arcebispo emérito de Belo Horizonte.

Após a missa, o prefeito seguiu para o auditório da Escola Municipal Dr. Lund, onde pode prestigiar, junto a centenas de lagoassantensse, a pré estréia do filme “O Homem de Lagoa Santa”, que conta a história da cidade sob o olhar do dinamarquês Peter Wilhelm Lund. O cientista se radicou no município, fazendo descobertas arqueológicas que

tornaram Lagoa Santa e ele mundialmente conhecidos.

A exibição do filme em sessão especial também foi comemorativa ao 30º aniversário do Centro de Antropologia Anette Laming Emperaire (Caale), e foi um "um presente da instituição para a cidade", segundo a diretora da instituição, Rosângela Albano

“Lund era um homem rico que se encontrou em Lagoa Santa. O filme, que mostra a diversidade dessa cidade, nos faz pensar em nossas origens”, afirmou o diretor da produção,

Renato Menezes.

Segundo o professor de história, Cleito Ribeiro, o filme que demorou cerca de 11 anos para ser produzido e tem estréia marcada para 2014, é de fundamental importância. “Esse filme apresenta um ganho para a população e para historia” afirmou ele.