Pioneira, a iniciativa tem por objetivo acompanhar aplicação dos projetos de leis aprovados pelo Legislativo Municipal

A Câmara Municipal de Lagoa Santa lançou na tarde desta terça-feira, 3/09, o Programa Agente Câmara. Com o slogan “Defender a sua cidadania é nossa missão!”, o Agente Câmara vai fiscalizar a execução das leis e acompanhar a Prefeitura neste trabalho.

A iniciativa pioneira do Legislativo Municipal nasceu da constatação feita pelo vereador Roberto Emerenciano Pereira, atual presidente Câmara, de que inúmeras leis criadas que têm como base os projetos elaborados pelos vereadores não são devidamente aplicadas para o beneficio da população.

De acordo com Robertinho, o problema da não execução de leis é recorrente em todo o país e o programa foi criado para suprir uma demanda por mais fiscalização e acompanhamento da correta aplicação das leis na cidade. “Com este programa pretendemos beneficiar toda a população com a devida e correta aplicação das leis, tornando-se um parceiro do Executivo”, disse Robertinho.

Carlinhos Murta

A solenidade de lançamento do programa foi marcada por fortes emoções e grandes recordações. A sala do departamento do Agente Câmara recebeu o nome de presidente Carlos Moura Murta Filho, em homenagem ao ex-vereador e presidente da Câmara, popularmente conhecido como Carlinhos Murta, falecido no final de 2012 em um acidente de trânsito.

Emocionado, o pai do ex-vereador, o prefeito de Vespasiano, Carlos Murta, falou da importância do programa e sobre a trajetória do filho como político. “Aqui nesta casa legislativa, Carlinhos encontrou uma família. Durante toda sua vida sempre foi uma pessoa aberta ao diálogo, ao entendimento. Um homem que prezava pela paz e pelo amor aos mais necessitados. Tenho a certeza de que “onde quer que ele esteja, está feliz e aplaudindo esta iniciativa”.

Prefeito prestigiou lançamento

O prefeito de Lagoa Santa, Dr. Fernando Pereira, enfatizou que o Executivo continuará a fazer tudo dentro da forma mais clara possível. “As portas estarão sempre abertas aos vereadores e a toda a população, que é quem na verdade mais nos fiscaliza”, disse.

Sobre a homenagem ao ex-vereador Carlos Murta Filho, DR. Fernando disse que, durante a sua legislatura na Câmara, foi uma honra ter convivido e ser testemunha do legado deixado por ele. “O ser humano não precisa de uma trajetória longa para cumprir a sua missão e Carlinhos Murta é a prova disto. Vamos ter saudades dele por muito tempo” finalizou o prefeito.

Os relatórios do Agente Câmara serão apresentados durante as reuniões ordinárias abertas da Câmara Municipal e também via redes sociais nos endereços: www.facebook.com/AgenteCamaraLagoaSanta ou pelo twitter.com/cmlagoasanta.