Prefeitos, secretários municipais, deputados federais e técnicos participaram na manhã desta segunda-feira (23/09), no auditório do Hotel Actuall, em Contagem, da 3ª Reunião Itinerante da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel). O objetivo da reunião foi debater com o deputado federal Miguel Correa Júnior, relator do Orçamento Geral da União 2014, prioridades para a Grande BH como um todo e as emendas de interesse particular de cada uma das 34 cidades metropolitanas.

O presidente da Granbel, o prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa, abriu o encontro classificando-o como “um pedido de apoio à bancada federal mineira, que bem conheço e da qual participei, para os problemas que afetam as cidades metropolitanas, que são muitos”.

O prefeito-anfitrião, Carlin Moura, de Contagem, disse que Minas Gerais ocupa uma comissão fundamental que é a do Orçamento e que a idéia da reunião era estabelecer um canal direto das cidades metropolitanas com o relator, Miguel Correa, e com os deputados que compõem a bancada mineira. Ele explicou que as prioridades regionais estabelecidas pelos prefeitos metropolitanos eram a duplicação da BR-381 Norte, sentido, Belo Horizonte-Governador Valadares, e o Rodoanel Norte, que viabiliza a ligação entre Betim e Ravena.

“São dois canais importantes para a circulação de mercadorias e riquezas. Ao mesmo tempo em que facilita a vinda de produtos industriais de São Paulo para a Região Metropolitana e Minas, facilita o escoamento da produção do Vale do Aço para as indústrias no sul”, explicou ele.

Propostas
Das 34 cidades metropolitanas, 25 encaminharam propostas de emenda ao Orçamento Geral da União 2014. Pelas mãos do prefeito Dr. Fernando Pereira, Lagoa Santa apresentou a proposta de construção de uma nova escola em área de 25mil m2 no Vale dos Ipês, bairro Aeronautas, voltada para os ensinos infantil e fundamental. Ao comentar as propostas de emendadas das cidades metropolitanas, o deputado Miguel Corrêa se comprometeu publicamente com a inclusão de recursos no Orçamento de 2014, para assegurar a construção da nova escola em Lagoa Santa.

O prefeito Dr. Fernando Pereira afirmou que a solidez do relacionamento da administração municipal lagoassantense com o relator é a garantia de que, no ano que vem, não faltarão recursos que impeçam a realização da obra.

Mobilidade Urbana
Para o prefeito, que é Diretor-Secretário da Granbel, o tema que dominou as emendas dos municípios metropolitanos foi a mobilidade urbana, ou seja, “os fatores que influem no deslocamento dos cidadãos entre sua casa e o trabalho; entre a casa e a escola e destes locais para o lazer”. Segundo ele, “a mobilidade tem se transformado em um fator de desgaste para a população, seja pela falta de um transporte público de qualidade, seja pelo estado das vias urbanas”.