A Prefeitura de Lagoa Santa realizou o primeiro workshop voltado para a apresentação do Programa de Empreendedorismo e Gestão Para Resultados Municipais a seus funcionários.

O programa faz parte de uma parceria com o Governo do Estado, com objetivo estimular a implantação de boas práticas de gestão no município, visando seu fortalecimento, e agregando valores às ações municipais de atendimento às demandas da sociedade. Esse processo vai acontecer sob assistência da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag), em parceria com Instituto de Qualidade Minas (IQM) e Fundação João Pinheiro.

Primeira apresentação
Em sua primeira apresentação aos servidores, o projeto foi definido pelo coordenador do programa na cidade, José Leopoldo, como uma ferramenta capaz de melhorar a gestão publica e impulsionar o desenvolvimento no município. Ele, no entanto, alertou para a importância da contribuição dos servidores para o sucesso do programa: “é preciso alinhar nossos objetivos de forma estratégica, pois a prefeitura precisa ser bem vista pela sociedade como um todo, pois ela é uma única instituição.”

Dentro do Programa de Empreendedorismo e Gestão Para Resultados Municipais serão trabalhados três projetos: o de Compras Governamentais, o de Gestão Para Resultado e o Gestão de Projetos, todos embasados em estratégias capazes de ampliar e aperfeiçoar as práticas voltadas para gestão pública através técnicas que aumentem a capacidade de investimentos e recursos, levando a resultados efetivos a curto, médio e longo prazo.

Projetos
O Projeto de Compras Governamentais consiste na implantação de normas e procedimentos que visam trazer a eficiência e a agilidade nas compras públicas, através de implantação de Catálogo de Materiais e Serviços, o Banco de Preços, a Cadastro de Fornecedores, a Cotação Eletrônica, o Pregão Presencial e Eletrônico, o uso do Sistema de Registro de Preços, a Bolsa de Materiais e o Plano Anual de Suprimentos.

A iniciativa de Gestão de Projetos busca a criação de um Escritório de Projetos, que possa planejar e auxiliar todas as demandas administrativas, ampliando os conhecimentos, as habilidades, as ferramentas e as técnicas através da uma metodologia diferenciada no planejamento e gestão dos projetos do município. O objetivo é aumentar a clareza na definição dos objetivos, a eficiência na alocação de recursos e na destinação de benefícios diretos a sociedade.

O Projeto Gestão para Resultados Municipais vai possibilitar uma gestão mais eficiente, com clara definição das metas da prefeitura, permitindo um alinhamento da agenda de governo e dos resultados previamente estabelecidos com as ações dos servidores municipais, culminando com a adoção do Contrato de Gestão e do acordo de resultados municipais, através da implantação de uma cultura gerencial na administração pública.

:: PROGRAMA MINEIRO DE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DIVULGA AGENDA ::