sempremelhorCom o objetivo de difundir o funcionamento do Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais, que em Lagoa Santa tem também a denominação de Sempre Melhor ( + compromisso + qualidade + resultados), mais servidores da Prefeitura conheceram o projeto, que busca aperfeiçoar os serviços públicos prestados à população.

A reunião foi realizada nesta quinta, 10/10. Os encontros de apresentação do projeto são promovidos em todos os setores do Poder Executivo municipal. O coordenador do programa na Prefeitura, José Leopoldo, explicou que o Sempre Melhor consiste na mudança de gestão da administração pública, passando para um modelo gerencial, mais moderno.

Ele também ressaltou que, dentro do programa, serão trabalhados os projetos de Compras Governamentais, de Gestão Para Resultados e de Gestão de Projetos. Segundo Leopoldo, as áreas são estratégicas para o sucesso do Sempre Melhor.

O programa faz parte de uma parceria com o Governo do Estado e está sendo implantado sob a assistência da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag), em parceria com o Instituto de Qualidade Minas (IQM) e a Fundação João Pinheiro. Bem sucedido em nível estadual, o Sempre Melhor é adaptado à realidade de Lagoa Santa.

Projetos
O Projeto de Compras Governamentais consiste na implantação de normas e procedimentos que visam trazer maior eficiência e agilidade nas compras públicas, através da implantação do Catálogo de Materiais e Serviços, do Banco de Preços, do Cadastro de Fornecedores, da Cotação Eletrônica, do Pregão Presencial e Eletrônico, do uso do Sistema de Registro de Preços, da Bolsa de Materiais e do Plano Anual de Suprimentos.emprend02

A iniciativa de Gestão de Projetos busca a criação de um Escritório de Projetos, que possa planejar e auxiliar todas as demandas administrativas, ampliando os conhecimentos, as habilidades, as ferramentas e as técnicas, através de uma metodologia diferenciada no planejamento e gestão dos projetos do município. A intenção é aumentar a clareza na definição dos objetivos, a eficiência na alocação de recursos e na destinação de benefícios diretos à sociedade.

O Projeto Gestão para Resultados Municipais vai possibilitar uma gestão mais eficiente, com clara definição das metas da Prefeitura, permitindo um alinhamento da agenda de governo e dos resultados previamente estabelecidos com as ações dos servidores municipais, culminando com a adoção do Contrato de Gestão e do acordo de resultados municipais, através da implantação de uma cultura gerencial na administração pública.