altCom o objetivo de aprimorar a gestão pública, o setor de Compras Governamentais da Prefeitura de Lagoa Santa será reestruturado. A iniciativa faz parte do Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais, que localmente tem também a denominação de Sempre Melhor (+ compromisso + qualidade + resultados).

O programa foi instituído pelo prefeito Dr. Fernando Pereira, depois de assinar em abril deste ano, termo de cooperação técnica com o governo estadual para implantar o mecanismo na administração municipal.

Um comitê técnico formado por servidores está em formação para promover o aperfeiçoamento do setor de Compras Governamentais. A melhoria vai ser realizada por meio de um projeto piloto. Em Lagoa Santa, o Sempre Melhor também abrange as áreas de Gestão Para Resultados e de Gestão de Projetos. Integrante da Coordenação do Sempre Melhor, Tânia Mariano explica que os três setores estão sendo trabalhados em conjunto.

Ela também ressalta que as ações de cada área foram definidas a partir de uma análise dos ambientes externo e interno da Prefeitura. A ferramenta, conhecida como SWOT, é bastante utilizada para a implantação do planejamento estratégico em instituições públicas e privadas.

Entre os objetivos definidos a partir da SWOT, estão ações nas subáreas de gestão de pessoas, melhoria da gestão pública, infraestrutura, adequação dos processos de trabalho, financeiro, desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável.

Projetos em andamento
O Projeto de Compras Governamentais consiste na implantação de normas e procedimentos que visam trazer maior eficiência e agilidade nas compras públicas.
A iniciativa de Gestão de Projetos busca a criação de um Escritório de Projetos. A intenção é aumentar a clareza na definição dos objetivos, a eficiência na alocação de recursos e na destinação de benefícios diretos à sociedade.

O Projeto Gestão para Resultados Municipais vai possibilitar uma gestão mais eficiente, com clara definição das metas da Prefeitura, permitindo um alinhamento da agenda de governo e dos resultados previamente estabelecidos com as ações dos servidores municipais, culminando com a implantação de uma cultura gerencial na administração pública.