Nesta quarta, 13/11, durante a realização, em Lagoa Santa, da 4ª reunião itinerante da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), o prefeito de Lagoa Santa, Dr. Fernando Pereira, destacou a importância do projeto Mães de Minas, debatido durante o encontro. O evento reuniu prefeitos, vice-prefeitos e representantes dos municípios da região.

altSegundo Dr. Fernando, “é preciso sensibilizar as gestantes para aderirem ao programa e, assim, reduzir as mortalidades infantil e materna em Minas Gerais”. O projeto, de iniciativa do Governo do Estado, foi apresentado pelo subsecretário de políticas e ações da saúde da Secretária de Saúde, Maurício Botelho.

Ele explicou que a iniciativa, lançada em 2011, consiste em monitorar as pacientes por meio do CPF, o que consiste em um monitoramento mais eficiente. Dessa forma, segundo Maurício, a gestante recebe uma ligação dos profissionais de saúde, avisando que é preciso realizar exames.

Também de acordo com o subsecretário, “o Governo recebe relatórios detalhados que mostram o nível de uso do sistema que o município disponibiliza. O Mães de Minas é uma ferramenta importante para acompanhar a gestação, o parto e as crianças de até um ano de idade”. Maurício ainda ressaltou que 11 novas Casas de Apoio à Gestante foram inauguradas em benefício do segmento.

Outro tema debatido durante a 4ª reunião da Granbel foi “O Papel do Vetor Norte no Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte”, com palestras proferidas pelo diretor geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Gustavo Palhares, pelo subsecretário de Investimentos Estratégicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Luiz Antônio Athayde, além do diretor de projetos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), Francisco Moreira, da superintendente da Infraero, Maria Edwirges Madeira, e do gerente de manutenção do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, Carlos Freitas.