Nesta quarta, 13/11, Lagoa Santa sediou a 4ª reunião itinerante da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel). Prefeitos, vice-prefeitos e representantes dos municípios da Grande BH participaram do evento, que teve como um dos temas “O Papel do Vetor Norte no Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte”.

Na abertura do encontro, realizado no CEP Lago Hotel, o prefeito de Lagoa Santa, Dr. Fernando Pereira, destacou a satisfação de abordar o assunto com os gestores da região metropolitana. “A Prefeitura debate em seu dia a dia o desenvolvimento do município com relação à Grande Belo Horizonte e é uma grande alegria compartilhar com os colegas o que se passa no Vetor Norte. Estamos no epicentro do crescimento previsto”, enfatizou.

O prefeito de Betim e presidente da Granbel, Carlaile Pedrosa, destacou a importância da presença dos prefeitos da região metropolitana, uma vez que o assunto debatido influencia todos os gestores.

Crescimento do Vetor Norte

O diretor geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Gustavo Palhares, informou que, entre os anos de 2000 e 2012, o Vetor Norte teve um crescimento de 17% de sua população, enquanto que, no mesmo período, há municípios onde houve uma diminuição na quantidade de moradores. Sobre Lagoa Santa, ocorreu um crescimento de 45% no número de residentes nos últimos 13 anos.

Na avaliação do diretor, é preciso planejar a ocupação do território. Gustavo destacou que o Governo do Estado concluiu um estudo que vai orientar o desenvolvimento da região metropolitana. Para isso, é necessário haver uma integração entre os municípios, a fim de seguir o planejamento.

Aerotrópole

Na avaliação do subsecretário de Investimentos Estratégicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Luiz Antônio Athayde, esse planejamento da ocupação do território é fundamental para que Minas Gerais venha a dispor, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, de uma aerotrópole, conceito que abrange uma combinação de um grande aeroporto, uma cidade planejada, conveniência de transporte e um centro de negociações.

Luiz Antônio explicou que, no século XXI, o principal modal de transporte de mercadorias será o aéreo. O subsecretário ressaltou que o Aeroporto Internacional possui as melhores condições do Brasil para se tornar uma aerotrópole, sendo a principal área de logística avançada do país. Ele ainda salientou que outro grande marco para a região metropolitana de Belo Horizonte é o contorno metropolitano de BH, que abrange uma série de rodovias para otimizar o transporte.

Também proferiram palestras o diretor de projetos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), Francisco Moreira, a superintendente da Infraero, Maria Edwirges Madeira, e o gerente de manutenção do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, Carlos Freitas. Ainda durante a 4ª reunião itinerante da Granbel, o público assistiu à palestra do subsecretário de políticas e ações da saúde da Secretária de Saúde, Maurício Botelho, que abordou o projeto “Mães de Minas”.