Em uma manhã de muita emoção, a Prefeitura de Lagoa Santa e a Caixa Econômica Federal (CEF) realizaram a entrega das chaves aos proprietários dos 620 apartamentos do Residencial Bem Viver, comprados no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, nesta quinta, 14/11, no bairro Palmital. O prefeito Dr. Fernando Pereira, o superintendente regional da CEF, Ronaldo Rozzini, outras autoridades municipais e famílias beneficiadas participaram da cerimônia.

Dr. Fernando ressaltou que a região do Palmital vai receber mais ações positivas. “É responsabilidade nossa aprimorar as linhas de ônibus que atendem ao bairro, concluir a Avenida da Integração, incentivar mais empregos, ampliar a escola, aperfeiçoar a unidade de saúde. Muitas outras melhorias virão em benefício de vocês”, destacou. “Parabéns a todos, por esse dia histórico. Desejo que vivam bem e que tenham uma vida muito feliz”, enfatizou o prefeito.

O superintendente Ronaldo Rozzini comentou a presença da Caixa em Minas Gerais. “No Estado, já entregamos 1 milhão e 300 mil unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida. Na região metropolitana de Belo Horizonte, foram 167 mil imóveis entregues. Agradecemos o apoio que a Prefeitura nos deu e espero que sejam felizes”, destacou.

Durante a cerimônia, o morador do Residencial, Paulo César Cardoso, falou em nome dos demais residentes do local. “A casa própria é um sonho realizado, agradecemos às autoridades municipais e ao Governo Federal. Vamos lutar para melhorar isso aqui”, afirmou. Primeira pessoa a receber as chaves, Mônica Pereira salientou sua satisfação. "É uma realização, porque em Lagoa Santa é muito difícil adquirir um imóvel devido ao elevado preço. Meus planos agora são comprar móveis novos e dar início à nova vida", comemorou.

Apartamentos
Os apartamentos, distribuídos em 31 blocos, têm área de 45m2, sala, dois quartos, banheiro e cozinha em condições de receber eletrodomésticos modernos. Estão situados em terreno completamente urbanizado, com luz, água, esgotamento sanitário, quadras de futebol e peteca, parques infantis, churrasqueira, sala de apoio à musculação, sistema de coleta seletiva de lixo e acesso facilitado ao transporte coletivo. Sua construção representou um investimento total R$ 35,5 milhões, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial. A construtora responsável pela obra foi a Habit, do empresário Bruno Barcelos.

As famílias que receberam as chaves foram selecionadas pela Caixa Econômica numa relação inicial de quatro mil inscritos, segundo critérios definidos pelo Governo Federal, a exemplo de faixa de renda familiar de até R$ 1.600,00 e residência de cinco anos em Lagoa Santa. Cada um dos apartamentos foi adquirido por R$ 51 mil. Do total, 19 unidades são adaptadas para portadores de necessidades especiais (PNE).

Preparação
Os novos proprietários passaram por um processo de várias etapas, organizadas pela Prefeitura e pela Caixa, como sorteio das unidades, vistoria técnica dos novos imóveis, treinamento sobre temas como administração doméstica, constituição de condomínio, relações de vizinhança e a assinatura de contrato.