altFoi realizado nesta segunda-feira, (25/11), o I Seminário do Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão de Resultados que, em Lagoa Santa, recebe a denominação de Sempre Melhor (+ compromisso + qualidade + resultados).

O programa foi instituído pelo prefeito Dr. Fernando Pereira no início de abril e é fruto da parceria realizada através de cooperação técnica com o governo estadual para implantar o mecanismo de aprimoramento de gestão na administração municipal, seguindo os moldes do “choque de gestão”, implantado pelo governo do Estado.

I Seminário

Dr. Fernando abriu o evento enaltecendo a presença de todos os servidores do município e falando sobre a importância do programa de empreendedorismo na gestão pública. “Estamos implantando o programa de empreendedorismo na administração pública visando dar mais eficiência nos serviços prestados à população. Queremos e contamos com a colaboração de todos na construção de uma administração participativa e que saiba ouvir os anseios da população”, disse.

Em seguida, o coordenador de projetos da Secretaria de Planejamento do Estado de Minas Gerais (Seplag), Cristian Maduro, falou sobre o programa, as metas a serem alcançadas e sua implantação na cidade de Lagoa Santa, umas das 59 cidades que estão recebendo o suporte de gestão do Estado, nesta primeira fase do projeto.

De acordo com Maduro, o objetivo do programa é tomar como exemplo modelos que deram certo na iniciativa privada, realizar as devidas alterações e adaptações e implantá-las no setor público. “A grande diferença é que no setor público não visamos o lucro, visamos o bem estar da população”, finalizou.

Segundo o servidor público José Leopoldo Melo Corrêa, coordenador do projeto na Prefeitura e Lagoa Santa, todas as etapas do programa de empreendedorismo estão sendo bem realizadas pelas equipes de trabalho. “Os trabalhos estão fluindo bem e já estamos conseguindo bons resultados na implantação do programa em âmbito municipal”.

Vencendo barreiras

Coube ao conferencista Antônio Roberto, formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, em Administração de Empresas pela Fundação Mineira de Cultura, e em Filosofia, pelo Seminário Diocesano de Diamantina, fazer o encerramento do I Seminário do Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão de Resultados. Ele falou sobre o tema “Vencendo Barreiras no Dia a Dia”.

Segundo o conferencista, existem algumas maneiras para lidar com os obstáculos na atualidade: o reconhecimento de que todos tem problemas, que eles fazem parte da vida

alte que é preciso enfrentá-los, ao invés de escamoteá-los; motivação, que é a canalização positiva da energia de cada um para realizar alguma coisa, sem apego a experiências passadas e saudosismos; e a administração de emoções, de forma que elas induzam as pessoas às realizações e não à passividade, à depressão, que tornam a vida e o trabalho desprazerosos.

De acordo com Roberto, que também é deputado federal, todas as pessoas devem se colocar em segundo lugar para tornar-se uma pessoa em crescimento. “Quem se coloca em primeiro lugar esquece-se de que a vida é uma eterna luta pelo aperfeiçoamento, que nós, seres humanos, somos imperfeitos, mas devemos nos esforçar para ser e fazer cada vez melhor”.

Ele disse que as pessoas devem exercer duas competências, a do perdão, “começando por auto perdoar-se”, e a da esperança, “não no sentido passivo, mas naquele que impele você a fazer tudo o que for possível hoje, não deixar para frente o que tem que ser feito agora”.