Com o objetivo de prestar contas à população, a Prefeitura Municipal de Lagoa Santa produziu, por meio de sua Coordenadoria de Comunicação Social, um vídeo elencando as principais realizações em 2013. Conheça abaixo o roteiro da produção, com as iniciativas mais marcantes de uma administração municipal que definiu como prioritárias a saúde, a educação e a inclusão social, sem, no entanto, se descuidar de outras áreas.

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES DA PREFEITURA EM 2013

Saúde

• Na saúde, a Prefeitura inaugurou o Centro de Especialidades Odontológicas no Bairro Vila Maria 2 e novas Unidades Básicas de Saúde em Lagoinha de Fora e no Morro do Cruzeiro.

• Construiu o novo Pronto Atendimento Municipal – PAM 24H- na Várzea, que será brevemente entregue à população.

• Implantou a Ouvidoria da Saúde, para a população deixar suas críticas e sugestões gratuitamente pelo telefone 0800 095 5155.

• Trouxe também para Lagoa Santa os programas Saúde na Escola, Sorria Lagoa, Humanizar, Saúde Digital, Melhor em Casa e Olhar Brasil.

• A administração municipal aumentou o número de médicos de 28 para 59 nos postos de saúde e policlínicas. As especialidades médicas oferecidas subiram de 11 para 28, com destaque para dermatologia, endocrinologia e pneumologia.

• As farmácias tiveram o horário de funcionamento ampliado de seis para oito horas diárias. As salas de vacinação passaram de uma para nove unidades.
  • Policlínicas e postos de saúde municipais realizaram, este ano, mais de 80 mil consultas médicas e exames complementares.

• A Prefeitura credenciou-se para implantar em 2014 o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24H.

Educação

• Na educação, a administração municipal reabriu a Escola Municipal Alberto Santos Dumont, no Visão, depois de dois anos de interdição.

• Concluiu a reforma da Escola Municipal Herculano Liberato de Almeida, no Aeronautas, cuja ampliação está em andamento. Realiza reformas em mais onze escolas municipais.

• Comprou um novo microônibus com recursos próprios para o transporte de alunos.

• A Prefeitura implantou os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), para a formação e geração de emprego e renda. Estimula a agricultura familiar nas escolas.

• Criou o programa “Escola da Inteligência”, baseado na teoria multifocal do doutor Augusto Cury e a criação do Núcleo de Estudos Educacionais das Séries Finais do Ensino Fundamental – Educação em Foco.

• Em 2013, a administração municipal promoveu a formação de mais de 700 educadores, entre professores, pedagogos, diretores, vice-diretores, serventes escolares, e outros.

• Implantou o atendimento educacional especializado, para promover inclusão e assistir alunos com altas habilidades ou baixo desempenho.

• Promoveu eventos como o Paraalfaletrar e o Alfalendo, em apoio ao aprendizado escolar.

• Credenciou-se para construir, em 2014, a Creche Pro Infância, no bairro Moradas da Lapinha.

Promoção Social

• A Prefeitura fez a entrega das 620 unidades habitacionais do Conjunto Bem Viver às 620 famílias que compraram os imóveis por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida 2.

• Promoveu a reforma das pontes do Jardim Imperial e do Palmita.

• Ficou definida em 2013, a instalação de um posto do Sistema Nacional de Empregos (Sine) em Lagoa Santa, para disponibilizar uma série de serviços ao trabalhador.

• Na assistência social, o município obteve quatro laboratórios de inclusão digital, que serão inaugurados no próximo ano.

Reforço na Segurança e Limpeza.

• Para a segurança dos cidadãos, recebeu três viaturas para a Polícia Militar e uma para a Civil, por meio de convênio estadual.

• Devido à nova parceria com o governo de Minas, recebeu dois caminhões compactadores de lixo, um caminhão pipa e uma retro escavadeira.

Esporte e Cultura

• No esporte, a Prefeitura firmou convênios com o Instituto Compartilhar, do técnico Bernardinho, para levar o vôlei a escolas municipais; e com a UFMG, para desenvolver o “Atletismo para Todos”.

• Patrocinou o Campeonato Municipal de Futebol, disputado nas categorias amador, juvenil e infantil.

• Marcou o ano com o 5° Festival de Cultura Regional Lagoa Santa Mostra a sua cara e a Mostra de Artes Visuais, a ele vinculado.

• Estas realizações da Prefeitura e muitas outras marcaram o ano de 2013. Projetos de impacto estão concluídos e se concretizarão ao longo do próximo ano.

{youtube}G6pv3PYQU60{/youtube}