Desenvolvido em nível municipal pela Prefeitura de Lagoa Santa e avaliado como bem sucedido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais - Sempre Melhor, promoveu reunião, nesta quinta, 23/01, a fim de apresentar as metas para 2014.

O programa consiste na mudança de gestão da administração pública, passando para um modelo gerencial, mais moderno, e foi instituído em Lagoa Santa pelo prefeito Dr. Fernando Pereira, que assinou termo de cooperação técnica junto ao Governo do Estado, com o objetivo de implantar o mecanismo na administração municipal. A iniciativa, já realizada em nível estadual, é adaptada à realidade de Lagoa Santa.

O coordenador local do Sempre Melhor, José Leopoldo, destacou que “para 2014, o objetivo é que os três projetos que compõem o programa estejam consolidados”. Durante a reunião, também foram definidos detalhes a respeito da continuidade das ações, como atribuições dos servidores responsáveis por cada iniciativa.

O Sempre Melhor é composto pelos projetos de Compras Governamentais, Gestão de Projetos e Gestão para Resultados Municipais, que visam, respectivamente, a implantação de procedimentos para trazer maior eficiência e agilidade nas compras públicas, a criação de um Escritório de Projetos, que possa planejar e auxiliar todas as demandas administrativas, e o aprimoramento da gestão municipal, permitindo um alinhamento da agenda de governo e dos resultados previamente estabelecidos com as ações dos servidores municipais.

Resultado positivo em 2013

O coordenador local do Sempre Melhor salientou que “o programa desenvolvido em Lagoa Santa é tido como referência pela Seplag para outros municípios”. Segundo Leopoldo, a iniciativa já traz resultados positivos para a Prefeitura. “Avançamos muito, o andamento do programa é satisfatório e tivemos uma qualidade muito boa na participação dos servidores.”

O chefe do Departamento de Orçamento Estratégico da Prefeitura, Valério Batista, salientou que a participação ainda mais efetiva dos servidores é fundamental para o sucesso do Sempre Melhor.