O prefeito dr. Fernando participou, nesta segunda-feira, 7/04, da cerimônia em que a presidenta Dilma Rousseff assinou o contrato de concessão do Aeroporto Internacional Tancredo Neves que passará a ser gerido pelo consórcio BH Airport.

Dr. Fernando compôs a mesa de honra do evento, discursou e agradeceu a presença da presidenta Dilma, que mais uma vez veio ao Estado de Minas Gerais. De acordo com o prefeito, o vetor norte está se consolidando como um grande centro de desenvolvimento. “Estamos criando aqui uma nova centralidade e devemos fazer isto de forma inclusiva. Enquanto gestores, temos o dever garantir os equipamentos públicos na educação, na área social, na saúde para que toda esta riqueza que já se faz presente em nossa região seja distribuída de forma igualitária, trazendo benefícios para todos os moradores”, finalizou.

Para a presidenta Dilma o setor aeroportuário tem obtido uma grande evolução nos últimos anos e é preciso criar condições para que este crescimento tenha como principal objetivo oferecer o melhor serviço público possível. “Temos no setor aeroportuário uma grande empresa que é a Infraero que está promovendo parcerias com companhias para justamente providenciar a modernização deste setor que tem crescido extraordinariamente”, disse.

Dilma também falou da intenção do governo federal em investir em uma rede de viagens regionais com estrutura e processos que possam utilizar subsídios para o seu crescimento.

Investimentos
Cerca de R$ 3,5 bilhões serão investidos na modernização e manutenção do aeroporto. Estão previstos a construção de uma nova pista de pouso e decolagens, ampliação do terminal de passageiros e do pátio de aeronaves. Ao final do período de concessão, o terminal terá capacidade de atender até 43 milhões de passageiros ao ano.

O consórcio vencedor do leilão, o BH Airport, composto pela CCR, Flughafen Müchen GmbH e Flughafen Zürich AG, companhias com grande experiência em administração aeroportuária, vai realizar de forma gradativa o processo de transição da operação administrativa do aeroporto até que a concessionária assuma toda a gestão do aeroporto.

Na agenda da Presidenta ainda estava prevista a participação na formatura dos alunos do Pronatec, em Belo Horizonte, e em seguida, a cerimônia de entrega de máquinas do PAC 2, na cidade de Contagem. Também estiveram no evento o secretário de Bem Estar Social, Stéfano Tavares, o diretor Administrativo, Ricardo Dutra, o diretor da Translago, Roberto Félix e a diretora de Turismo e Cultura, Dôra Alves.