Além do auxílio com máquinas e implementos agrícolas, a Prefeitura de Lagoa Santa dá total apoio técnico e especializado ao pequeno produtor rural, através dos convênios firmados com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Em parceria com a Prefeitura, os órgãos realizam visitas rotineiras com seus técnicos às propriedades rurais e fornecem todo o tipo de assessoramento para que o pequeno produtor rural possa desenvolver o plantio de lavouras, criação de animais e beneficiamento de insumos.

Emater

Através do convênio com o município, a Emater disponibiliza aos produtores a orientação técnica para o melhor aproveitamento dos itens cultivados. O órgão também realiza a coleta de material para verificação de acidez, ph, nutrientes e saturação do solo, além de assessorar quanto às recomendações de manejo e plantio que melhor se adaptam ao terreno.

De acordo com o servidor Eduardo Fraga, do setor de Agropecuária da Prefeitura, a Emater também disponibiliza o programa de compra conjunta onde o produtor pode adquirir mudas frutíferas e insumos agrícolas a um preço mais baixo do que o praticado no mercado.

Incra

Já o Incra está presente no município através da Unidade Municipal de Cadastro Rural (UMC), localizada no setor de Agropecuária, localizado na Rua João Machado, Nº 70 (garagem da Prefeitura). A unidade é responsável pelo cadastro da propriedade rural, acompanhamento das questões relativas aos impostos e também assuntos sobre a regulação fundiária.

Para o produtor rural Adair Oliveira, da região do Ribeirão da Mata, a instalação da unidade de cadastro na cidade poupa o tempo do produtor rural e diminui a burocracia na solução dos problemas. “Não precisamos perder tempo deslocando até a sede do Incra, em Belo Horizonte, pois aqui na cidade conseguimos resolver os problemas com os impostos e taxas da propriedade rural. É uma verdadeira mão na roda”, comenta.

IMA

Já o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) percorre as propriedades rurais fornecendo todo o subsídio para vacinação dos rebanhos. O instituto mantém uma agenda anual de campanhas de vacinação contra a febre aftosa, brucelose, raiva e conta com o apoio do setor de Agropecuária do município na divulgação, elaboração de serviços técnicos e aplicação de vacinas.