O Prefeito, Dr. Fernando, se reuniu nesta segunda-feira, 26/01, com o Governador, Fernando Pimentel, e com os prefeitos dos 34 municípios que compõem a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) para discussão de ações para o enfrentamento da falta de água em Minas Gerais

Segundo os órgãos competentes, as medidas para redução do consumo são necessárias devido a pouca precipitação de chuva nos últimos meses e seus efeitos diretos na diminuição do volume de água dos reservatórios que, em sua maioria, já se encontram com suas reservas em situação de alerta.

De acordo com o Prefeito, Dr. Fernando, na reunião foram discutidas medidas de curto, médio e longo prazo no sentido de prevenir a possibilidade real de escassez no abastecimento de água na Região Metropolitana. “São medidas simples como reduzir pela metade o tempo do banho, fechar a torneira ao escovar os dentes, não lavar garagens e calçadas com jato de água e não abrir totalmente a torneira ao lavar louças. Estas atitudes de conscientização, somadas aos esforços do governo e dos órgãos competentes, nos permitirão cumprir a meta de reduzir o consumo de água”, disse.

O Prefeito também ressalta que "a água é um recurso escasso que todos nós precisamos pra viver bem, por isso, precisamos ter muito cuidado com a sua utilização não desperdiçá-la".

Prefeito Dr. Fernando e Governador Pimentel

Medidas Emergenciais

Durante a reunião que foi realizada no Palácio Tiradentes, o Governador Pimentel pediu a mobilização das cidades para conseguir atingir a meta de redução de 30% no consumo da água nos próximos 90 dias.

Além das obras emergenciais que serão realizadas pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para diminuir o desperdício da ordem de 40% causado pelos constantes vazamentos e ligações clandestinas. O governador solicitou aos prefeitos que atuem com firmeza nas ações que visem a redução do consumo, revendo práticas e incentivando o uso consciente através de campanhas publicitárias.

Foto: Dr. Fernando com a presidente da Copasa Sinara Chenna