O Carnaval está chegando e com eles os riscos de acidentes nas redes elétricas. Por isso, a Cemig em parceria com a Prefeitura, orienta a população com dicas e ações que podem evitar muitos prejuízos e estragar a sua folia. Veja as dicas:


Evite o uso de aparelhos de som, refrigeração, ventiladores e churrasqueiras elétricas próximas a duchas ou piscinas, evite as “gambiarras” com instalações inadequadas, pois aumentam os riscos de choque elétrico, curto circuitos ou incêndio.


Durante a folia, não jogue serpentinas, jatos de espuma, fogos de artifício, confetes de metal ou outro item parecido nas redes elétricas. Não utilize arames para instalação de bandeirinhas ou faixas, nem as instale próximas as redes de eletricidade. Soltar balões é crime e ao atingirem as redes elétricas o risco de acidentes maiores é mais iminente.


Caso necessite de energia elétrica em pontos que não possuem a rede, solicite a ligação provisória, que pode ajudar a diminuir a criação de ligações clandestinas conhecidas como “gatos”. Caso encontre algum fio partido ou desencapado, não se aproxime, pois ele poderá estar energizado e somente a Cemig poderá removê-lo.


Em casos de acidentes ou colisões em postes, mantenha a vítima no veículo, pois há o risco de sofrer um choque elétrico se houver um cabo partido em contato direto com o carro acidentado. Neste caso, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e a Cemig pelo número 116.


Em caso de falta de luz ou solicitações para envio de leitura, o usuário poderá ligar para a Cemig através do telefone 116 e agora, também através do SMS 29810 no qual é possível solicitar ligações de residências ou estabelecimentos sem luz, enviando a palavra “luz” + o número do CPF do titular da conta.


Portanto, fique atento às dicas e orientações e aproveite a festa de Carnaval sem riscos de acidentes com o uso consciente da energia elétrica.