O prefeito de Lagoa Santa, Dr. Fernando, assinou na terça-feira, 1º de dezembro, um decreto cancelando o custeio dos eventos de fim de ano e determinando a redução de custos para o Carnaval de 2016. De acordo com o prefeito, desde o início da crise, a Prefeitura vem adotando medidas de redução de despesas. “Estamos reavaliando as prioridades e tomamos medidas para conter gastos. Fizemos reajustes administrativos, revisão de contratos com alguns prestadores de serviços, e estamos negociando com os fornecedores, mas, os salários dos servidores estão em dia e fomos a primeira, talvez a única Prefeitura que pagou a primeira parcela do 13º em julho”, informou o prefeito, ressaltando que a preocupação é garantir os serviços essenciais para a população como saúde, educação, infraestrutura e, inclusive a reabertura do Hospital, demanda essencial para a população de Lagoa Santa.

Apesar das dificuldades, o prefeito diz que os salários estão garantidos e nenhum servidor será demitido. Prefeituras de todo o país estão tendo dificuldades para conseguir honrar os salários de dezembro e o pagamento do 13º. Segundo Dr. Fernando, a crise financeira atinge, principalmente, as cidades de pequeno e médio porte. “A maioria das prefeituras depende quase que exclusivamente do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), e sabemos que muitas não estão conseguindo pagar os servidores em dia e ainda estão demitindo, mas nós vamos honrar a folha de pagamento e manter os empregos”.

Na busca de alternativa, o prefeito esclarece que, apesar da população gostar e merecer as festas, a administração pública tem que ser responsável para não sacrificar os setores essenciais. “Estamos buscando parceiros para patrocínio do Natal Iluminado, mas não podemos realizar festas de fim de ano com recursos próprios, pois temos outras prioridades”. O prefeito reforça ainda que está muito tranquilo com sua decisão, pois entende sua responsabilidade ao administrar o dinheiro público e que sua maior preocupação é com a manutenção dos serviços básicos de atenção à população e com o funcionalismo.