Lagoa Santa - Implantação de prontuários eletrônicos, capacitação profissional e revisão da tabela da SUS, foram algumas das propostas aprovadas durante a VII Conferência Municipal de Saúde de Lagoa Santa. O encontro, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde, aconteceu dia (13/07), no auditório do Cine 9sete, e contou com a participação de autoridades municipais e profissionais da saúde.

Durante todo o dia, cerca de 150 profissionais da saúde, por meio de palestras e debates, discutiram o andamento da saúde no município e os rumos do Serviço Único de Saúde (SUS). A reunião foi dividida em duas partes: solenidade de abertura pela manhã; discussão de propostas e eleição dos delegados à tarde.

Ao final da tarde, os participantes foram divididos em quatro grupos, com sete eixos de discussão com os temas: Responsabilidades Gerais da Gestão do SUS, Regionalização, Planejamento e Programação, Regulação Assistencial, Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Participação e Controle Social e por fim Vigilância em Saúde. Após as discussões, cada grupo apresentou suas propostas, que depois de aprovadas serão encaminhadas para as Conferências Estadual e Nacional.

Segundo a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Daniela Azevedo, foram aprovadas cerca de 30 propostas, que resumem bem os problemas da saúde tanto no município quanto em relação ao SUS. “São pontos que tratam desde aumento das tabelas, quanto à melhoria do quadro funcional e das condições estruturais para atendimento”, informou.

Daniela disse que algumas proposições chamaram a sua atenção como: a criação de um comitê para fiscalizar o uso dos recursos, a disponibilização de uma planilha ao usuário com os custos de quanto o SUS gasta com cada atendimento e o investimento em políticas de comunicação para divulgar a saúde.

“As propostas demonstraram o grau de amadurecimento dos participantes em reconhecer a importância do SUS e valorizá-lo como uma conquista da população no acesso a uma política pública de saúde universal e de qualidade”, analisou.

Todas as propostas foram aprovadas por maioria absoluta e logo em seguida houve a eleição dos oito delegados que representarão o município nos próximos encontros Estadual e Nacional, a assinatura da Portaria 50 que padroniza o uso da logomarca do SUS nos documentos e eventos ligados à saúde e por fim a aprovação de uma moção que repudia o uso do sofrimento alheio para práticas eleitoreiras.

Abertura

A solenidade de abertura da VII Conferência Municipal de Saúde teve início com a apresentação de um vídeo sobre a Lapinha, seguido da apresentação do coral da terceira idade.

A mesa foi composta pelo prefeito, Rogério Avelar, pelo secretário Municipal de Saúde, Gilson Urbano pela presidente do Conselho de Saúde, Daniela Azevedo, do provedor da Santa Casa, Ernani Camilo, do promotor de Justiça, Adriano Oliveira Cândido, dos vereadores Roberto Emereciano e Mauro Moreira, além de representantes dos mediares.

O prefeito, Rogério Avelar, falou da importância do Encontro e explicou que o modelo e a política de saúde a ser implantada no município não sairão dos gabinetes e sim das reuniões realizadas pelas Conferências. O secretário Municipal de Saúde, Gilson Urbano, disse que é necessário fortalecer o SUS, pois ele é um patrimônio da população, sobretudo a carente.

Segundo Urbano, hoje em dia, o Sistema atende 100% dos pacientes com HIV e 85% dos renais crônicos de todo país. O promotor de Justiça, Adriano Cândido, afirmou que a Saúde é um bem maior garantido pela constituição e que o SUS deve ser fortalecido. Ele afirmou que na atual gestão municipal houve uma diminuição das ações judiciais envolvendo a saúde na cidade.

“Isto mostra o empenho da Prefeitura que está investindo nas políticas públicas de saúde voltadas para a população”, afirmou o promotor. O provedor da Santa Casa, Ernani Camilo, também elogiou a Conferência como ferramenta para valorizar o SUS e garantir uma saúde universal para todos. “Um SUS fortalecido é garantia de mais acesso à saúde e melhoria de qualidade de vida no município e no país”, finalizou.

Após a solenidade de abertura, o Secretário Municipal de Saúde, proferiu palestra sobre a Saúde em Lagoa Santa. Houve ainda a apresentação do cantor Maurício Tizumba. A Conferência Estadual de Saúde vai acontecer nos dias 08 e 11 de agosto, em Belo Horizonte. Já a Conferência Nacional de Saúde será em Brasília, do dia 30/11 a 4/12, com o tema "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro".

Prefeitura Municipal de Lagoa Santa