A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite em Lagoa Santa atingiu 102,98% de cobertura vacinal (esta porcentagem é explicada pelo fato de além de vacinar a população local, foram imunizadas também crianças de outras localidades). Para que esse número fosse atingido a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária não poupou recursos e esforços. A intenção agora é alcançar 100% de cobertura vacinal na 2ª etapa em agosto.

A meta para o município foi atingir 3.353 crianças e para isso foram disponibilizadas 3.453 doses de vacina. A cobertura vacinal da campanha foi muito boa, principalmente nas crianças menores de um ano de idade, na qual foi atingida 119,35%.

Segundo a enfermeira técnica da Imunização, Gilma Mariano Avelar Salomão, a Secretaria não poupou esforços para atingir essa cobertura vacinal. No dia Nacional de Vacinação, no sábado (18/06), foram abertos 12 postos de vacinação, atendendo a população alvo de 8 às 17h.

“A partir do dia (20/06), as salas de vacinação no município funcionaram com expediente estendido para atender melhor a população alvo até o dia (02/07)”, comentou Gilma. Ela acrescentou que foi feita vacinação em carro volante nos bairros Morro do Cruzeiro, Vista Alegre e Lagoinha de Fora.

O secretário Municipal de Saúde, Gilson Urbano, atribui os bons indicadores à reorganização do Sistema de Saúde de Lagoa Santa, por meio do Programa Cuidar, pelo aumento de salas de vacinação, pela capacitação dos profissionais de saúde e pela mobilização social, graças a atuação dos agentes comunitários.

“Essas ações estão garantindo o acesso mais fácil à saúde e assim estamos com indicadores de imunização acima da média nacional”, comentou Urbano. Ele acrescentou que tudo isso reflete diretamente numa população mais saudável e na qualidade de vida da população de Lagoa Santa.

Segunda etapa contra pólio
O próximo desafio é alcançar mais de 95% de cobertura vacinal na segunda etapa de vacinação contra pólio, que será a partir do dia (08/08) nas Unidades Cuidar Campinho, Moradas da Lapinha, Mário Cassasanta e Centro, sendo sábado (13/08) o dia Nacional da Vacinação.

A enfermeira técnica Gilma alerta que a criança vacinada na primeira etapa contra a pólio tem que receber outra dose na segunda etapa. Os pais não podem descuidar-se, apesar do Brasil ter recebido o certificado internacional da erradicação da pólio, o vírus da doença ainda continua circulando em outros países como Ásia, África, Índia e etc. Podendo trazer situação de risco para os não imunizados.

Ascom – Prefeitura Municipal de Lagoa Santa