Para melhorar o atendimento aos usuários, desde o dia 30 de junho, o serviço de Saúde Mental (CAPS-I) está atendendo em novo endereço, Rua Marechal Deodoro da Fonseca, nº 374 – Centro. A nova sede da unidade de Saúde Mental do município agrega mais conforto, segurança e oferece melhores condições de atendimento aos usuários e aos familiares dos usuários da Saúde Mental.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Gilson Urbano, a preocupação da Secretaria de Saúde e também dos familiares dos pacientes eram com os problemas de infraestrutura e localização do antigo CAPS_I e foi sanada com a mudança para a nova sede. “Estamos trabalhando continuamente para melhorar o atendimento e esta nova sede traz uma série de benefícios que vai refletir no melhor atendimento, conforto e segurança para todos os usuários e seus familiares”, disse.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde do município, Tatiane Bettoni, a antiga unidade não atendia a todos os padrões de infraestrutura e Vigilância Sanitária exigidos. “Precisávamos de uma sede que se enquadrasse dentro de todos os padrões compatíveis para utilização da unidade para fins de prestação de serviço em Saúde, principalmente o de Saúde Mental”, enfatizou.

A coordenadora também destacou outros pontos importantes da mudança. “A antiga unidade estava situada em frente a uma avenida de trânsito intenso, a avenida João Daher e havia a possibilidade de algum paciente ser atropelado. Na parte interna, existia uma piscina que demandava atenção especial pois trazia grande perigo e outro temor era a proximidade com a rodoviária do município, o que poderia favorecer a algum usuário em delírio ou em estado de perturbação mental se deslocar para outro bairro ou até mesmo outra cidade”.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a atual sede foi escolhida por ser uma casa ampla e arejada com espaços internos que garantem a privacidade necessária ao atendimento individual, bem como os trabalhos em grupo. Além disso, a nova sede apresenta a vantagem de estar próxima a unidade de saúde CUIDAR Centro, podendo o usuário caso necessite ser encaminhado para atendimentos dos serviços de imunização, saúde bucal e, se necessário, curativos.

A Secretaria também destaca que os proprietários do atual imóvel não opuseram em alugá-lo para uso de serviço de Saúde Mental, fato que aconteceu por diversas vezes em outras tentativas de mudar a sede do CAPS – I.

ACESSO CADEIRANTES
Para atendimento aos portadores de necessidades especiais está sendo construída uma rampa de acesso pela rua dos Expedicionários que vai trazer conforto e segurança para os usuários cadeirantes. Os usuários vão desembarcar pela rua dos Expedicionários e chegarão diretamente na área de acolhimento da Unidade de Saúde.

O CAPS I é um serviço público voltado para o atendimento integral aos portadores de transtorno mental. O serviço conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeira, auxiliares de enfermagem, assistente social e médicos.

Ascom - Prefeitura Municipal de Lagoa Santa