Com o intuito de reforçar o controle da diabetes no município, a Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Santa entregou, na última sexta-feira (26/8), mais 140 kits com glicosímetro, fitas reativas e lancetas – materiais utilizados para o controle diário do diabetes. A solenidade contou com a presença do Prefeito Rogério Avelar no auditório da Escola Claudomira, no bairro Brant.

Com o kit, os pacientes diabéticos podem avaliar a eficiência do plano alimentar, conhecer as taxas de açúcar no sangue e também providenciar a administração da insulina, melhorando sua qualidade de vida. Após esse acompanhamento feito em casa, o paciente retorna à unidade de saúde com o resultado dos exames. Assim, o médico pode avaliar a eficácia do tratamento, identificando, também, a necessidade de mudanças.

O secretário Municipal de Saúde, Gilson Urbano, informou que a diabetes é uma doença silenciosa e sem cura. A prevenção com prática de esportes e alimentação adequada é o melhor remédio. “Vamos fazer campanhas para reforçar o controle dessa doença em todo o município”, explicou.

O prefeito Rogério Avelar, falou da importância da prevenção no combate às doenças, sobretudo do diabetes. “Com o kit e um contínuo acompanhamento médico, esperamos que os diabéticos aqui de Lagoa Santa tenham mais qualidade de vida”, explicou.

Avelar também falou dos investimentos feitos em prol da saúde no município e citou a abertura de oito novas Academias Livres até o final do ano. “É fundamental que as pessoas passem a investir mais na prevenção do que no tratamento das doenças e pratiquem esportes e deixem o sedentarismo de lado”, alertou.

A dona de casa, Maria Aparecida, disse que o kit com o glicosímetro traz muita comodidade. “Com ele eu mesmo vou fazer o acompanhamento do meu nível de glicose e terei um controle maior”, informou.

Já a aposentada, Maria Lúcia de Oliveira, que foi ao evento pegar um kit para a sua mãe de 89 anos, reconheceu a importância do glicosímetro para a prevenção do diabetes. “Por meio dele eu acompanho semanalmente como minha mãe está sem ter que levá-la ao Cuidar”, comentou.

Monitoramento próprio
Segundo o Ministério da Saúde o diabetes é hoje uma das doenças que mais ataca a população. Para combatê-la com mais eficácia foi estabelecido, por meio da CIB-SUS/MG 648, que os órgãos públicos forneçam insumos aos portadores de diabetes para que eles próprios ajudem no monitoramento da doença.

No ano passado, em Lagoa Santa, foram entregues 170 kits para os portadores de diabetes. Atualmente, 1.139 diabéticos são acompanhados nas unidades Cuidar. Para adquirir o kit, gratuitamente, é necessário procurar uma Unidade Cuidar e fazer um cadastro.

Participaram também da solenidade o presidente da Câmara Municipal de Lagoa Santa, Joaquim Rufino, os vereadores, José Quintino Marques e Vanderlei Soares, gerentes das regionais de saúde, agentes de saúde e usuários do sistema de saúde do município.

Ascom – Prefeitura Municipal de Lagoa Santa