A Prefeitura tem sempre buscado recursos para que a saúde continue sendo prioridade no município. A Secretaria de Saúde recebeu do Governo Federal quase R$ 50 mil reais para a realização de 112 cirurgias de catarata em moradores da cidade. Os pacientes serão operados na Santa Casa de Lagoa Santa entre os dias 27 de agosto a 30 de setembro deste ano.

Catarata é a opacificação do cristalino, lente natural existente no globo ocular, responsável pela focalização da visão para longe e para perto. Com a idade, geralmente a partir dos 40 anos, pode ocorrer um processo de opacificação dessa lente (o cristalino), que leva à diminuição progressiva da visão.

O Secretário de Saúde, Gilson Urbano, disse que essa é uma grande conquista para a cidade, pois muito pacientes não podem pagar por uma cirurgia particular, que chega a custar em torno de R$ 4 mil. “Conseguimos recuperar a visão de dezena de pacientes e, dessa forma, proporcionamos melhores condições de vida a eles”, completou o secretário.

A aposentada, Terezinha Dalva Afonso, realizou a cirurgia nesse último sábado e está muito satisfeita com a recuperação. “Os médicos foram muito solícitos e tiveram muito cuidado comigo. Estou muito feliz em saber que a Prefeitura fez isso por mim e para muitas outras pessoas”, acrescentou Terezinha.

As cirurgias serão agendadas após a consulta ao oftalmologista e, caso haja necessidade de ato cirúrgico, os pacientes serão encaminhados para a Santa Casa, respeitando-se a ordem de chegada ou, havendo necessidade, por urgência.

Essas cirurgias são autorizadas pelo Núcleo de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Santa – SEMSA – LS. Elas serão realizadas pelo cirurgião oftalmologista Doutor Leonardo Tibúrcio, que presta serviços ao Centro de Referência em Oftalmologia credenciado pelo SUS no município.

Mais informações:
Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária