Para cuidar da saúde da mulher no período da gestação, o Esquadrão de Saúde Reforçada da Aeronáutica e a Prefeitura de Lagoa Santa promoveram o 2º Curso para Gestantes. Cerca de 40 futuras mães participaram das palestras ministradas no Clube dos Suboficiais e Sargentos, iniciadas na última segunda-feira (29/08) e encerradas nesta sexta-feira (02/09).

As palestras foram ministradas por médicos da Aeronáutica de diversas especialidades como: fisioterapia, pediatria, obstetrícia, odontologia, fonoaudiologia, entre outros, o que garantiu a abordagem de vários assuntos relacionados à saúde do bebê e da mãe, além de respostas as principais dúvidas das gestantes.

Segundo o comandante do Esquadrão de Saúde Reforçado da Aeronáutica, o Tenente Coronel Vitor do Amaral, o objetivo do curso foi cooperar com os cuidados com a saúde da comunidade por meio de palestras. “Trouxemos várias informações por meio de um grupo variado de profissionais que vão dar dicas e técnicas para uma gestação saudável”, informou.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Gilson Urbano, esta iniciativa da Aeronáutica é muito importante, pois um atinge um público singular e que merece todos os cuidados necessários. “Os módulos foram muito bem formatados e abordam várias fazes do período de gestação”, informou.

Gilson Urbano fez uma apresentação sobre o Programa Mãe Santa. Nele as gestantes são acompanhadas do início até o final da gestação, passando por 11 consultas de pré-natal, realizadas por uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, entre outros profissionais da área da saúde.

Além de realizar as consultas de pré-natal as gestantes participam de atividades educativas, recebem diversas orientações sobre como amamentar, cuidados para um parto tranquilo, higiene pessoal e do filho e alimentação. Próximo a data do parto, a futura mamãe recebe um kit enxoval completo.

Palestras
Durante o curso realizado na Aeronáutica foram abordados temas como: Orientações nutricionais durante a gestação; Estimulação do desenvolvimento do bebê; Higiene bucal na gravidez; Orientações posturais durante a gravidez; Orientações sobre amamentação; Direitos sociais na gravidez, entre outros.

Ascom – Prefeitura Municipal de Lagoa Santa