A população de Lagoa Santa já pode contar com os serviços de saúde da Policlínica Leste (Rui Souza Só), que foi inaugurada no sábado, dia 15 de outubro, e contou com a presença do Governador em exercício Alberto Pinto Coelho, do Secretário Estadual de Saúde Antônio Jorge de Souza Marques além do prefeito Rogério Avelar e do Secretario de Saúde Municipal, Gilson Urbano e diversas lideranças comunitárias. Foram também apresentadas à população as unidades do CUIDAR Várzea e do CUIDAR Joá, que funcionam na mesma estrutura física, as autoridades também participaram do lançamento do programa CUIDAR PLENO na Lapinha.

Durante a solenidade de inauguração foi entregue uma ambulância de suporte básico para os atendimentos de urgência e emergência, o que completou o conjunto de iniciativas ligadas à saúde realizadas pela Prefeitura em convênio com a Secretaria de Estado.

POLICLÍNICA LESTE/CUIDAR VÁRZEA E CUIDAR JOÁ

No mesmo espaço da Policlínica Leste, um complexo de saúde foi instalado com duas equipes de Saúde da Família (CUIDAR Várzea e CUIDAR Joá) mais o atendimento de especialidades médicas diversas, além de ambulatório, farmácia regional e espaço de convivência. Estas duas unidades atendem uma região com a população de cerca de 8 000 pessoas, são mais de 1900 famílias beneficiadas por importantes serviços com melhor qualidade e infraestrutura. Já a Policlínica Regional Leste (Policlínica Rui Souza Só) cobre os bairros: Novo Santos Dumont, Francisco Pereira, Lagoinha de Fora, Várzea, São Geraldo e Joá.

O prédio foi planejado levando em consideração questões ambientais como escoamento natural de água e sistema de iluminação natural, que proporcionará uma economia de mais de 50% no consumo de energia elétrica.

CUIDAR PLENO
Buscando uma ampliação de uma cobertura de saúde de qualidade para todo o município, o projeto CUIDAR PLENO foi lançado no CUIDAR Lapinha e no CUIDAR Campinho. Agora ambas as unidades tem uma equipe composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde exclusivas para o bairro. Os atendimentos vão contemplar todas as faixas etárias, sendo: saúde da criança (crescimento/desenvolvimento), saúde do adolescente, saúde da gestante, saúde do adulto, saúde do idoso e atividades de educação e promoção de saúde por meio de grupos operativos

Em todas estas unidades de saúde serão atendidas todas as exigências do Ministério da Saúde, que relacionam a quantidade de profissionais do ramo com o contingente populacional atendido, portanto mais pessoas poderão ser atendidas em menos tempo.

O atendimento preventivo é um dos pontos positivos da estrutura do atendimento de saúde do município, que pode fazer um bom trabalho integrado entre as etapas do atendimento a saúde. Pacientes com enfermidades crônicas como hipertensão e diabetes, passarão por um acompanhamento sistematizado, assim como as gestantes no período pré-natal. Com relação ao atendimento infantil a pretensão é monitorar o desenvolvimento e o crescimento das crianças, com o objetivo de atingir um bom nível de imunização.

GOVERNO DE MINAS ANUNCIA INVESTIMENTO NA SANTA CASA DE LAGOA SANTA
Durante a solenidade, Alberto Pinto Coelho anunciou que o Governo de Minas irá destinar recursos para ampliar o número de leitos oferecidos pela Santa Casa de Lagoa Santa. O objetivo é que o hospital se torne referência para municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

“A Santa Casa do município se transformará em um polo regional de saúde pública. Ampliaremos de 50 para 100 leitos, sendo 10 leitos de UTI, dotando o município e a região de maiores recursos para atendimento à população. O fato de transformarmos a Santa Casa de Lagoa Santa se traduz em um atendimento mais qualificado”.

RUI DE SOUZA
Nasceu em Confins, então distrito de Lagoa Santa no dia 02 de Março de 1.911. Era filho de Vicente de Souza Junior e Joaquina Rodrigues de Souza. Graduou-se em Bioquímica e Farmácia em 1.938, pela Escola de Bioquímica e Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais. Estabeleceu-se em Lagoa Santa no inicio de 1.939. Casou-se com Maria Aires de Souza no dia 25 de abril de 1.942, com quem teve 7 filhos: Vicente de Souza Neto (falecido) , Rui de Souza Filho, Aline Aires de Souza, João Aires de Souza (falecido), Jesus Aires de Souza, José Maurício Aires de Souza e Ultimo Aires de Souza.

Estabeleceu sua primeira farmácia na Praça Marechal Floriano Peixoto, esquina com José Salomão Filho e em 1943 mudou-se para o número 37 na mesma Praça, onde permaneceu à frente desta até 1.980. Em 1.981 começou a apresentar problemas de saúde, vindo a falecer em 27 de setembro de 1.988. Dedicou toda a sua vida à família, à profissão de farmacêutico e a comunidade lagoassantense, tendo significativa atuação social e política.

Destacou-se no município por suas obras de caridade, ajudando a todos que a ele recorriam.

Ascom - Prefeitura Municipal de Lagoa Santa