novopamPara que não ocorra nenhum transtorno à população, a Prefeitura Municipal de Lagoa Santa já definiu como serão os atendimentos de urgência e emergência que eram realizados no Pronto Atendimento (PA) e o encaminhamento para os partos no âmbito do programa “Mãe Santa”, que deixarão de ser realizados pela Fundação Santa Casa de Misericórdia, respectivamente a partir dos dias 20 e 30 de setembro. A instituição comunicou que não mais prestará estes serviços públicos em comunicados à Prefeitura nos meses de julho e agosto.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o atendimento básico de saúde passará a ser feito temporariamente em uma nova estrutura, até que o Novo Pronto Atendimento PAM – Várzea seja inaugurado. O novo serviço ficará aberto 24h e contará com um corpo médico que incluí clínico geral, pediatra, ortopedista e equipamentos para atendimentos de emergência e de urgência, totalmente administrado e financiado pela Prefeitura. Paralelamente, funcionará também durante o dia e a noite o laboratório municipal para suprir a demanda por exames clínicos.

Já os atendimentos e procedimentos obstétricos relacionados com o programa “Mãe Santa” serão realizados no hospital regional de referência em Vespasiano.

“Mesmo em uma estrutura provisória, nossa intenção é oferecer um atendimento de saúde melhor à população do que está sendo realizado pela Santa Casa”, explica o secretário de Saúde, Fabiano Moreira. “Jamais vamos admitir que a população fique prejudicada por decisões fora da competência da Prefeitura”, concluiu.

O secretário informou que notificou o Ministério Público sobre a decisão da Fundação Santa Casa de Misericórdia em encerrar unilateralmente os serviços de saúde que oferecia à população mediante contrato com a Prefeitura de Lagoa Santa.

::::::::: MAIS NOTÍCIAS