alt

Instituição informou que cortará serviços de atendimento de urgência e emergência e de partos no final de setembro.

Durante o programa "Café com o Prefeito", na rádio Super Fm, neste sábado, o prefeito Dr. Fernando Pereira fez um apelo à população de Lagoa Santa para que se manifeste em relação ao fim dos serviços pactuados com o Sistema Único de Saúde para o de atendimento de urgência, emergência e dos procedimentos obstétricos (partos) que a Santa Casa oferece mediante contrato com a Prefeitura Municipal.

alt

No programa "Café com o Prefeito", transmitido neste sábado (24/08) pela Rádio Super FM. A Santa Casa, numa decisão unilateral, comunicou à Prefeitura que a partir dos dias 20 e 30 de setembro respectivamente não mais disponibilizará os serviços, rompendo contrato com a prefeitura.

O Doutor Fernando explicou que a decisão da Santa Casa, comunicada à Prefeitura por um simples e pouco esclarecedor ofício surpreendeu, pois os repasses de recursos públicos à instituição para custear os serviços estão em dia e com os preços atualizados. “Talvez seja intenção da Santa Casa trabalhar apenas com a clientela dos planos de saúde e não mais fazer atendimentos pelo Sistema Único de Saúde”, disse.

Para garantir continuidade do atendimento, o prefeito afirmou que já está providenciando alternativas como a transferência dos serviços de atendimento de urgência e emergência, num primeiro momento, para outras instalações públicas de saúde do município, como o Posto Central, e mais adiante, para o novo Pronto Atendimento Médico, na Várzea, que deverá estar concluído em aproximadamente 60 dias. O acompanhamento pré-natal das gestantes continuará sendo feito nas Unidades Básicas de Saúde do município.

“Gestantes em situação de parto deverão ser encaminhadas para a unidade regional de referência em Vespasiano. Embora a Santa Casa receba da Prefeitura para isso, há indícios de que a instituição já não preste este serviço, fazendo este encaminhamento para a cidade vizinha”, afirmou o Dr. Fernando.

O prefeito disse que sua luta é para que todos os serviços, especialmente os partos, continuem sendo feitos na própria Santa Casa de Lagoa Santa, conforme os contratos com a Prefeitura. Daí o apelo à população de Lagoa Santa para que se manifeste publicamente contra a decisão da instituição em interromper unilateralmente os serviços que beneficiam principalmente a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dr. Fernando fala sobre a relação da Prefeitura Municipal com a Santa Casa

O prefeito Dr. Fernando Pereira fez um apelo aos cidadãos de Lagoa Santa para que se manifestem contra a decisão unilateral da Santa Casa de não mais realizar partos pelo Sistema Único de Saúde, a partir do dia 20 de setembro.

Na longa entrevista ao programa "Café com o Prefeito", transmitido pela Super FM, no sábado, 24, Dr. Fernando falou sobre a conflituosa relação da Prefeitura e da instituição de saúde do município desde o início de sua administração.

Ouça, no link abaixo a íntegra da entrevista.

1ª PARTE DA ENTREVISTA

2ª PARTE DA ENTREVISTA