BannerSite ConferenciaSaude_1

Com o lema “O Olhar Ampliado sobre a Saúde”, começa nesta sexta-feira (30/08) e vai até sábado (31/08), no auditório da Escola Municipal Dr. Lund (Praça Dr. Lund, 33, Centro), a VIII Conferência Municipal de Saúde de Lagoa Santa.

Promovida em parceria pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde, a Conferência será aberta às 20h15, com a palestra “Abordagem Ecossistêmica da Saúde”, pelo professor Antônio Leite Radicchi, chefe do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Escola de Medicina da Universidade federal da UFMG. Antes da palestra, haverá apresentação das alunas da escola de dança Sênior e do Grupo de Canto do Clube Social da 3ª Idade.

No sábado, 31, a Conferência será aberta às 8h30, pela palestra “As Redes de Atenção à Saúde”, a cargo da professora Luíza Lima, chefe do Departamento de Saúde Mental do SEMSA Lagoa Santa. Às 9h, a professora Mara Vasconcelos, associada ao Departamento de Odontologia da UFMG e Chefe do Departamento de Odontologia Social e Preventiva, falará sobre “As interfaces sobre as políticas de saúde e educação”.

Prefeito também será palestrante

O prefeito de Lagoa Santa, médico cirurgião Dr. Fernando Pereira Gomes Neto, fará palestra sobre “Saúde e Qualidade de Vida”. Em seguida, às 10h30, o secretário municipal de Saúde e professor do curso de Medicina da Univaço, Fabiano Moreira, falará sobre ”Os desafios e perspectivas do SUS no Brasil, em Minas Gerais e em Lagoa Santa”.

A VIII Conferência Municipal de Saúde continuará à tarde, a partir das 13h45, com atividades em grupos de trabalho, que concentrarão os debates em três eixos: Promoção, Qualidade de vida e participação social, coordenado por Daniella Oliveira e Silva, Walkíria Ramos e Leonardo Bretãs; Redes de Atenção em Saúde, sob a coordenação de Luiza Lima, Maria de Lourdes Peixoto, Anete Lúcia de Oliveira Martins; Vigilância em Saúde, com a direção de Viviane Mendes, Simone Dias e Claudilene Tavares; Gestão/Regulação, mediado por Rita Ana Lima Breno Costa e Mônica Torres.

As propostas surgidas durante a Conferência serão votadas na Plenária Final, prevista para as 15h40.