O Novo Pronto Atendimento Municipal (PAM 24h) inaugurado na última quinta-feira, 27/03, foi o destaque do Saúde em Foco dessa semana. Para falar da nova estrutura agora localizada na Rua Conde Dolabela, 1635, no bairro Várzea, quem esteve presente no estúdio da emissora de rádio Super FM 87,9 foi o secretário Municipal de Saúde, Fabiano Moreira.

Inaugurado a menos de uma semana o PAM 24h já esta em pleno funcionamento, com uma equipe de 138 profissionais dentre eles clínico geral, pediatra e ortopedista que podem contar com equipamentos de última geração para atender 24h casos de urgência e emergência.

"Avaliamos como positiva a inauguração do PAM 24h, na antiga estrutura disponibilizada apenas quatro leitos eram cedidos para o serviço de pronto atendimento, hoje contamos com 32 leitos sendo que três deles são destinados a casos que necessitam de isolamento" afirmou o secretário Municipal de Saúde Fabiano Moreira.

Funcionamento

Para o secretário de Saúde, Fabiano Moreira é preciso que a população entenda como funcionam os serviços prestados pelo PAM, "essa estrutura presta serviços de urgência e emergência 24 horas, mas é necessário que a pessoa busque primeiramente o atendimento na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, caso essa não esteja funcionando o usuário pode recorrer diretamente os serviços prestados pelo PAM", destacou o secretário.

O PAM 24h é um serviço elaborado para oferecer prestação de socorros em casos emergenciais ou de urgência, se o paciente necessitar ficar internado por um tempo que ultrapasse 72 horas, o mesmo será cadastrado na central de leito e transferido para um hospital especializado no problema de saúde do paciente.

Partos

A Prefeitura Municipal de Lagoa Santa preocupada com a situação das gestantes da cidade realizou um pacto com o Governo do Estado e as maternidades de Pedro Leopoldo e Vespasiano para que as mesmas realizassem o serviço até que a situação na cidade seja regularizada.

SAMU

Está previsto que até o final de abril, Lagoa Santa também receba o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). "Lutamos muito para conseguir trazer as instalações do SAMU para a cidade, agora estamos apenas aguardando o Governo Federal realizar a liberação da ambulância", afirmou o secretário.