A Prefeitura de Lagoa Santa disponibiliza, desde o dia 17/02, 50 mil doses do complexo homeopático que ameniza os sintomas da dengue nas pessoas que contraíram a doença. Quem precisar tomar as gotas da substância poderá se dirigir à Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua casa, sem necessidade de atendimento ou receita médica.

Em virtude do combate eficaz da dengue, realizado por meio de campanhas e mutirões de limpeza, Lagoa Santa apresenta poucos casos da doença. De acordo com o Levantamento Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), realizado pela Prefeitura Municipal entre 17/03 e 21/03, o município apresentou um índice de infestação de 0,5, abaixo do limite de 1, estabelecido pelo Ministério da Saúde.

O índice, apurado pelo Departamento de Controle de Zoonoses/Núcleo de Vigilância em Saúde da Prefeitura, revela que Lagoa Santa está entre as cidades brasileiras que apresentam poucos casos de dengue.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o complexo homeopático não é uma vacina e funciona para amenizar os sintomas nas pessoas que contraíram a doença.

Mutirões de limpeza

O Mutirão de Limpeza contra a Dengue realizado nos bairros Morro do Cruzeiro, São Geraldo e Santos Dumont, no dia 6/02, resultou no recolhimento de quatro toneladas de material. Participaram da iniciativa dez agentes do Departamento de Controle de Zoonoses e dois da Coordenadoria de Limpeza Urbana/Diretoria de Meio Ambiente.

O Departamento de Zoonoses considerou o resultado do Mutirão positivo devido à quantidade de material recolhido no período de 10h às 15h, duas horas a menos em relação ao tempo inicialmente previsto. A fim de que os mutirões sejam cada vez mais eficazes, os agentes do Departamento recomendam que a população coloque para serem recolhidos apenas os materiais que possam servir como focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue, como garrafas, latas, pneus, vasos de flores velhos.