A Prefeitura Municipal de Lagoa Santa vai retomar os trabalhos do grupo de saúde do idoso no município, e para agir com maior eficiência nos serviços prestados a população uma comissão formada por representantes das Unidades Saúde da Família (USF), estão realizando reuniões afim de estabelecer ações que possam ajudar no trabalho de assistência a saúde do idoso.

A primeira das ações a ser levantada pela comissão é a criação de roteiro de visita domiciliar do Agente Comunitário de Saúde (ACS), onde às de informações como unidade em que recebe atendimento, idade, os principais problemas de saúde, os medicamentos utilizados e até mesmo se à sinais de maus tratos, seriam notificados, traçando assim um perfil do usuário e ações que melhor atenderiam as suas necessidades.

A idéia é que o roteiro seja realizado uma vez ao ano e em nos casos em que houvesse uma vulnerabilidade maior duas vezes. Para maior controle da comunidade médica a indicação é que o mesmo seja feito em duas vias de modo a uma via ficar com o ACS e a outro no prontuário da família do paciente para o acesso da equipe.

A criação de uma caderneta também foi sugerida para ajudar os pacientes, familiares e profissionais. No entanto de acordo com a equipe de saúde a caderneta não vai permitir identificar a realidade do paciente enquanto idoso, de uma USF, de uma regional ou de Lagoa Santa ficando na dependência da vinda do paciente até a Unidade de Saúde da Família.

A qualificação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), para a realização dos serviços de atendimento a idoso também foi colocada em pauta na reunião.

Ações realizadas

Atualmente algumas Unidades de Saúde da Família (USF), já vem realizando ações específicas para saúde do idoso como, grupos operativos, ginásticas, dança sênior com o educador físico, atividades em grupo com artesanato, terapia comunitária, grupo de alimentação.