Lagoa Santa vai ser um dos municípios mineiros a se beneficiar pelo Programa Respira Minas, lançado na última quinta-feira, 03/7, na Cidade Administrativa. Objetivo é promover o diagnostico e o tratamento de doenças respiratórias reduzindo o número de internações e óbitos no Estado.

Para Dr. Fernando, o Respira Minas representa um grande avanço para a saúde pública, "não temos nada na América Latina que equipare a esse programa. De acordo com estatísticas, nós próximos 15 anos as doenças respiratórias serão a terceira maior causa de óbito no mundo e o programa vem para garantir o diagnóstico e tratamento de qualidade", afirmou o Prefeito

Atualmente doenças pulmonares, asma, tuberculose, infecções respiratórias agudas e tabagismo provocam cerca de 12% de todas as internações no Estado. Para o Governador Alberto Pinto Coelho, "O Respira Minas vem de encontro a atenção primaria, ajudando a combater essas doenças e o casos de internação e óbito", destacou o governador.

Serão investidos no programa cerca de 50 milhões de reais por ano, o que vai permitir que os municípios prestem assistência farmacêutica e realize exames de pulmão.