Centenas de pessoas lotaram o auditório da Escola Municipal Dr. Lund, na última quarta-feira, 27/8, para eleger os novos membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) para o ano de 2015 e 2016. Na ocasião também foi realizada a Plenária de Saúde, que apontou as demandas da população e a evolução alcançada na área.

A votação para escolha dos novos membros do CMS foi realizada de forma aberta e elegeu oito membros para representar os funcionários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município, e 16 para representar a população. Posteriormente serão indicados oito membros responsáveis por representar o Poder Executivo.

De acordo com a enfermeira, Janine Valgas, eleita uma das representantes dos funcionários do (SUS), no Conselho essa é uma grande oportunidade de contribuir para o evolução das políticas pública de saúde na cidade. "Sou servidora mas também sou usuário e acredito que isso possa ajudar a pensar à saúde de forma mais ampla", afirmou.

Os novos membros do Conselho empossados na quarta-feira, serão responsáveis por formular estratégias de implantação de políticas de saúde, aprovar o Plano Municipal de Saúde entre muitas outras ações.

O prefeito, Dr. Fernando declarou a importância do Conselho e o uso da democracia em sua composição. “É através dos conflitos de ideias realizado de forma democrática que conseguimos expor a opinião da maioria, pois acredito que as pessoas presentes aqui são cidadãos preocupados com o futuro da cidade",disse.

Plenária Municipal de Saúde

Ao longo da plenária que precedeu a eleição o Secretário Municipal de Saúde, Fabiano Moreira, ouviu as demandas da cidade e destacou algumas das melhorias realizadas durante os anos de 2013 e 2014, como à ampliação do números de médicos, o credenciamento do município no Centro Viva Vida; as obras reforma, ampliação e construção das Unidades Básicas de Saúde e a inauguração do Pronto Atendimento Municipal.

Confira as galeria de fotos: