A Prefeitura de Lagoa Santa promoveu no auditório do Centro a Administrativo nos dias 06 e 07 de outubro, a capacitação dos profissionais da área a saúde que atuam no atendimento a atenção básica como Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Setor de Epidemiologia, com o objetivo de aprimorar o acolhimento das vítimas da violência doméstica.

Durante a capacitação, o professor da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, Dr. Robespierre Queiroz da Costa Ribeiro, esclareceu quais são os tipos de violência, os efeitos que ela pode causar na vida das pessoas e público mais vulnerável.

Cerca de 120 profissionais entre eles médicos, psicólogos, enfermeiros, agentes de saúde, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas entre outros participaram da capacitação que também orientou como identificar nos usuários do Sistema Único de Saúde possíveis casos de violência e abuso.

Segundo o professor, Dr. Robespierre Queiroz da Costa Ribeiro, a iniciativa da Prefeitura em capacitar os servidores da área da saúde é de extrema importância no combate a violência doméstica. "Em casos de violência muitas vezes a pessoa agredida procura a unidade de saúde com lesões físicas e psicológicas que não são relatadas como ações de violência mas podem ser notadas pelo agente de saúde", afirmou.