Exercícios de alongamento, caminhada, palestra, blitz educativa e muita música, marcaram o início do Outubro Rosa em Lagoa Santa. O evento realizado no último sábado, 11/10, na Vila Maria pela equipe de saúde da Regional Norte com objetivo de conscientizar sobre a prevenção e tratamento do câncer de mama ganhou a adesão de homens e mulheres que foram para ruas participar da Caminhada Rosa.

O evento começou na praça da Vila Maria com distribuição de panfletos e sessão de alongamentos. Em seguida os integrantes se deslocaram em caminhada para a Unidade de Saúde do bairro onde receberam dicas de saúde e puderam prestigiar a apresentação musical da banda Benício Moreira.

Exemplo de luta, Marilda Fonseca, que há quatro anos descobriu em estado avançado câncer de mama e hoje se recupera bem, serviu de inspiração para quem acompanhou a caminhada. " Eu sou a prova viva de que o câncer não é o fim da vida, mais é uma doença silenciosa e as pessoas precisam ficar atentas" afirmou.

Atualmente o câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo e o de maior incidência entre as mulheres. Para a mastologista, Débora Balabram, promover ações que coloquem em discussão a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de ajudar a minimizar a taxa de mortalidade relacionada à doença, incentiva as pessoas a se cuidarem.

Além das Unidades de Saúde da Família (USF) que compõe a Regional Norte (Campinho, Lapinha, Moradas das Lapinha, Palmital, Pôr do Sol, Vila Maria, Policlínica Norte) o evento contou com apoio e participação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e da Translago.

Confira os próximos eventos e participe.

21/10- Terça- feira
13h- Blitz educativa, próximo ao Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa.

22/10- Quarta- feira
17h- Blitz educativa, na orla da lagoa central próximo ao Areião.

23/10- Quinta- feira
Blitz educativa, na Rodoviária

24/10- Sexta- feira
13h30- Mega blitz educativa, na Praça Dr. Lund (participação de Unidades Básicas de Saúde).

30/10- Quinta-feira
9h- Chá Rosa e palestra educativa na Unidade de Saúde da Família (USF) Lagoinha de Fora ( Rua Alaíde Antonia, nº148, Lagoinha de Fora).

31/10- Sexta- feira
12h- Bingo Rosa, palestra educativa, monitoramento de preventivos e mamografias, no Lar dos Idosos São Vicente de Paula.