Aprimorar os serviços de saúde bucal e avaliar os trabalhos desenvolvidos no município foi o objetivo da 1ª Jornada Saúde Bucal realizada na última quarta-feira, 29/10, no auditório da Escola Municipal Dr. Lund. O evento reuniu profissionais do setor e especialistas que trocaram informações importantes sobre os principais problemas relacionados a saúde bucal e as tratamentos inovadores que tem surgido no mercado e podem ser implementados no município.


Durante a abertura do evento o prefeito, Dr. Fernando destacou o empenho das equipes de saúde nos serviços prestados a sociedade. "Agradeço os servidores pelo profissionalismo e carinho em que realizam seus trabalhos, queremos oferecer muito mais a vocês", afirmou.


Através dos palestrantes os profissionais puderam conhecer estatísticas, perfil dos usuários do Sistema Único de Saúde, doenças mais comuns e dados ligados a doenças bucais. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde em 2014 serão constatados cerca de 1500 novos casos de câncer de boca, sendo que 55% desses casos o diagnóstico se dará no estado avançado da doença.


Com foco nas ações desenvolvidas no município a chefe de Departamento de Saúde Bucal de Lagoa Santa, Débora Magalhães aproveitou a ocasião para apontar os bons resultados alcançados pelas equipes de saúde, nas ações de prevenção realizadas nas escolas do município.


As novas metodologias no tratamento de doenças bucais também entraram em pauta e apontaram um novo rumo para o tratamento de doenças bucais como a utilização de laser conciliado com os métodos convencionais.


Para a dentista, Eva Fonseca Sandim que atua na área a mais de 30 anos, toda ação que proporcione renovação e novos conhecimentos é de fundamental importância. "A Prefeitura está dando a nós profissionais uma ótima oportunidade de vivenciar boas ações na área da saúde bucal", disse.


Atualmente Lagoa Santa conta com uma rede de 13 consultórios odontológicos e um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que oferece serviços de extração, limpeza recuperação da saúde bucal, prevenção de doenças bucais como câncer além de cirurgias e tratamento de casos especiais.