A aula inaugural do projeto Sons na Escola 2012 levou professores das escolas da rede municipal de Lagoa Santa para uma experiência musical única. As atividades foram realizadas em um local de excepcional beleza, no interior da histórica Gruta da Lapinha. O local foi escolhido por sua relevância histórica e paisagística para a cidade e pela acústica característica das cavernas. O projeto consiste na capacitação dos educadores da rede em técnicas musicais, possibilitando aos docentes a introdução desta arte no cotidiano escolar.

A aula inaugural contou com a presença de 25 professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de Lagoa Santa foi ministrada pela professora Maria Beatriz Maciel Myrrha, musicista graduada em Licenciatura e Educação Musical pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e com formação em canto pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O Sons da Escola está acontecendo pelo segundo ano consecutivo na cidade. Em 2011 participaram professores das 19 escolas municipais de Lagoa Santa, a intenção é capacitar estes profissionais para que eles promovam atividades ligadas à música juntamente com o conteúdo tradicional.