A Prefeitura de Lagoa Santa entregou no dia 13 de março, 24 pares de óculos aos alunos da rede pública de ensino que fizeram parte do programa Cidadania no Olhar.

Alunos da rede pública receberam lentes corretivas.

O Cidadania no Olhar é uma parceria da Prefeitura, através das Secretarias de Saúde e Educação com a Santa Casa de Misericórdia de Lagoa Santa e a Coordenadoria de Oftalmologia Social da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais que busca detectar nas salas de aula as crianças na faixa etária entre cinco e oito anos com dificuldades visuais.

Em Lagoa Santa, desde 2007 estes alunos estão contando com professores preparados para análise e diagnóstico do problema visual. Na maioria das vezes é detectado na própria escola, onde alguns alunos não sabem que possuem problema de visão ao se depararem com dificuldades no aprendizado. Após o diagnóstico em sala de aula, as crianças são submetidas a testes e após uma triagem são encaminhadas para consulta na Santa Casa de Lagoa Santa para o devido tratamento oftalmológico.

Segundo dados da Comissão Permanente de Educação e Saúde, regulamentada pela Portaria Municipal nº 337/07, aproximadamente 2100 crianças da 1ª série do ensino fundamental participaram da triagem após os testes realizados na escola, com mapas de testes visuais que foram doados à Secretaria de Educação. Após a 1ª triagem, 112 crianças foram encaminhadas para a consulta médica. Ao todo, 31 óculos foram prescritos, sendo que 24 foram doados pela Coordenadoria de Oftalmologia Social da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e dois óculos com o grau muito elevado foram doados pelo Lions Clube.

Para os oftalmologistas que fazem parte deste projeto, Dra. Poliana Borges e Dr. Jamir de Sena Gonzaga, a importância deste projeto "é acreditar que todos unidos são capazes de fazer um trabalho tão importante como este, envolvendo toda a comunidade, as Secretarias de Saúde e Educação, médicos oftalmologistas e os professores", afirmam.

Renata dos Santos é mãe da aluna Rafaela, da rede municipal e ensino, que recebeu óculos do projeto. "É muito importante esta iniciativa da escola, pois demonstra o cuidado com os nossos filhos", diz.

Já para Dercilene Cirilo, mãe do aluno Emanuel, também da rede municipal comenta que se não fosse a escola para descobrir a dificuldade visual, ela teria dificuldades financeiras para levá-lo a uma consulta ao oftalmologista. "Estou muito feliz com esta doação para o meu filho", afirma.

As lentes corretivas foram entregues pela Secretária Municipal de Educação Nila Alves de Rezende e o Secretário Municipal de Saúde Leônidas Araújo Vieira. "Tenho que registrar a alegria da conclusão de mais uma entrega de óculos. Temos que nos espelhar bem no espírito do nome do projeto Cidadania no Olhar , pois a aprendizagem da criança começa com o olhar...", finaliza a secretária Nila.