No dia 27 de março, sexta-feira, aconteceu na Escola Municipal Professora Claudomira, a aula inaugural dos cursos de Ciências Biológicas e Artes Visuais do Polo da UAB Lagoa Santa.

Aula inaugural foi ministrada no auditório da E.M. professora Claudomira

Aconteceu no dia 27 de março, na Escola Municipal Professora Claudomira, a aula inaugural dos cursos de Ciências Biológicas e Artes Visuais da Universidade Aberta do Brasil - UAB e da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES no Polo da instituição em Lagoa Santa.

Nesta aula inaugural estiveram presentes o prefeito municipal Rogério Avelar, a Secretária Municipal de Educação Nila Alves de Rezende, a representante da UNIMONTES professora doutora Fábia Magali, a coordenadora do Polo da UAB em Lagoa Santa, Gláucia Maria Ferreira Pimenta, a coordenadora de Artes Visuais Maria Elvira Cristoff, representantes do poder legislativo e estudantes.

Segundo a Secretária Nila Alves de Rezende, muitos esforços foram e estão sendo feitos no sentido de oferecer ensino de qualidade da educação no município. "Para Lagoa Santa, região e cidades vizinhas que vem participar do projeto de universidade a distância, no nível superior de escolarização ou na especialização é mais que oferecer ensino, é um estímulo na obtenção da cultura, do conhecimento e da competência profissional", afirma a secretária.

Duas instituições educacionais públicas também estão com Polos em Lagoa Santa, a Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, com seus cursos de matemática e a especialização em educação física para portadores de necessidades especiais e a Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, com o curso de gênero e diversidade na escola em fase de capacitação com os tutores.

Para o prefeito municipal Rogério Avelar, ter a parceria com a UNIMONTES significa uma referência para nossa cidade. "Um ensino público gratuito e de qualidade é uma aspiração de todo lagoassantensse e de todos que vivem aqui. É uma atribuição dessa administração consolidar esse sonho de todos moradores dessa cidade", conclui.

A professora doutora da UNIMONTES Fábia Magali comenta que o sistema de ensino a distância tem a parceria das esferas federal, estadual e municipal. "A importância da universidade na sociedade contemporânea é produzir conhecimento e a instituição não tem medido esforços com estudos e pesquisas para o trabalho de educação à distância".

Gabriel Paz é estudante de Ciências Biológicas no Polo de Lagoa Santa e comenta que morava em Montes Claros e mudou para Belo Horizonte para sabendo do curso a distância pela UNIMONTES através deste Polo. "È uma oportunidade única estudar através de uma instituição conceituada e aprovada pelo MEC. Espero concluir o curso e atuar na minha área e posteriormente continuar meus estudos", diz.