Foi realizado nesta sexta-feira (06/09), o encontro de educadores e funcionários da Escola Municipal Herculano Liberato de Almeida, localizada no bairro Aeronautas. O objetivo do encontro foi apresentar os projetos que serão desenvolvidos na unidade escolar a partir do dia nove de setembro, data em que voltará a funcionar.

A Secretária Municipal de Educação, Daniela Alves, abriu o encontro e falou que a escola Herculano Liberato, a partir de agora, passa a vivenciar um novo tempo. “Um novo tempo é o que queremos a partir destas intervenções que estamos realizando na escola, agora, teremos totais condições de atender aos nossos alunos até a construção da nova escola do bairro”, disse.

Durante a reunião, os 75 funcionários da escola conheceram os projetos que poderão ser executados em parceria com a comunidade escolar e moradores do bairro. A intenção é que todos estejam envolvidos com o dia a dia da escola. De acordo com a Secretária de Educação, os projetos serão apresentados à comunidade estudantil que poderá escolher e definir quais e como estes projetos serão executados.

Após a reunião, os funcionários da escola realizaram uma breve visita as obras de reforma da escola.As obras de reforma da antiga escola Herculano vão propiciar uma melhor condição ensino e mais conforto aos seus 750 alunos do ensino fundamental I e II, funcionários e professores.

Nova Escola
De acordo Secretaria de Educação, a planta da nova escola do Aeronautas já está sendo finalizada e a nova unidade de ensino será construída em uma área de aproximadamente 25.000m². O projeto também prevê a construção de 40 salas, pista de atletismo, piscina semi-olímpica e ampla área de lazer. Com a nova escola, a região do Aeronautas ganhará a maior unidade de ensino da cidade.

Projetos
A equipe pedagógica da Secretaria de Educação vai trabalhar em conjunto com a comunidade estudantil na execução dos projetos que já é considerado projeto piloto e deverá ser implantado nas demais escolas municipais, são eles:

Intercâmbio Escolar Municipal - Consiste na visita e troca de experiência entre os alunos da rede municipal que receberão e farão, por um período determinado, visitas em outras escolas, participando de aulas, projetos e atividades.

Banco de Valores - O projeto visa criar uma moeda que vai circular internamente na unidade de ensino com valores e sentimentos relacionados ao dia a dia escolar.

Padrinho de turma - Cada sala de ensino terá um “padrinho” que junto aos alunos vai zelar pelos equipamentos da sala de aula e desenvolver atividades visando o bem estar dentro da sala de aula.

Patrimônio público e bem comum - Vai desenvolver junto aos alunos programas para boa manutenção dos equipamentos públicos, visando à criação sentimento de pertencimento dos bens destinados aos alunos de cada escola.

Herculanômetro - Cada escola terá um termômetro que medirá dia a dia como está a situação da escola, dos alunos e professores.